Empresa catarinense inova ao lançar bebida feita de arroz

Perseguindo os caminhos da inovação no segmento de alimentos saudáveis, a empresa catarinense Kiarroz (Indústria e Comércio de Arroz Fumacense Ltda.), presente há 44 anos no mercado, foi pioneira em Santa Catarina na parboilização do arroz, processo de pré-cozimento dos grãos para enriquecê-los com as vitaminas presentes na casca. Também foi a primeira empresa catarinense, na década de 1990, a lançar o arroz integral. E, mais recentemente, em 2011, a Kiarroz instala, no Brasil, a primeira fábrica que transforma os grãos de arroz em bebida. RisoVita é a primeira bebida alimentar produzida a partir de ingredientes 100% vegetais, livre de conservantes, sem adição de açúcares, sem glúten e sem lactose com tecnologia de ponta italiana.

O engenheiro de alimentos e gerente de produção, Felipe Bortoluzzi, conta que ao longo dos últimos anos, a Kiarroz vem percebendo mudanças nos hábitos alimentares da população. Na década de 1990, por exemplo, o consumo de arroz integral era muito baixo, poucas pessoas conheciam seus benefícios. Hoje, representa 10% de todo o volume produzido pela empresa e cresce 10% ao ano. A bebida de arroz RisoVita também veio atender a um mercado que vem crescendo muito e que, até o ano passado, havia somente a opção de bebidas de arroz importadas.

Felipe Bortoluzzi - Engenheiro de Alimentos - Gerente de Produção_Cred_Divulgação

A bebida Riso Vita foi desenvolvida para atender a um público específico de pessoas que não podem ingerir leite, por causa da lactose ou da caseína (proteína presente no leite) bem como não podem ingerir soja, pois também são alérgicos à proteína da soja. Apesar disso, Bortoluzzi relata que os consumidores que não possuem as restrições alimentares citadas anteriormente são os maiores consumidores da bebida. Além disso, o público que procura a bebida é formado por pessoas que estão dispostas a pagar um valor mais caro pelo litro da bebida de arroz quando comparados às bebidas lácteas e/ou de soja, consumidores com restrição alimentar ao glúten, lactose, alérgicos ao leite e à soja, vegetarianos e aqueles interessados nos benefícios desta bebida.

Faz apenas oito meses que a Kiarroz comercializa a Riso Vita. A produção da bebida passa por uma tecnologia de ponta e a unidade fabril é toda automatizada. A empresa ainda conta com profissionais altamente capacitados para regular estes equipamentos com o objetivo de atingir o desenvolvimento de sabores e características ideais desejadas para a RisoVita. “Estamos construindo um produto e uma marca pioneira no Brasil e queremos entregar saúde, bem-estar”, afirma Bortoluzzi. Segundo ele, a empresa ainda tem um longo caminho para cativar os consumidores com a bebida.

O engenheiro de alimentos explica que é preciso torná-la acessível e tão conhecida como as bebidas de soja e o desafio é enorme, principalmente por causa da carga tributária, na qual é taxada pelo governo em 27% referente ao IPI. “Precisamos que nosso governo entenda que a bebida de arroz é similar a bebida de soja e permita uma igualdade tributária”, destaca Bortoluzzi. Ele espera que, em breve, a situação dos impostos possa ser revista pelo governo para que o valor do produto seja reduzido em quase um terço, dessa maneira, conforme ele planeja, a redução no custo da bebida será repassada aos consumidores. “Acreditamos que, em pouco tempo, cairemos no gosto de um número bem maior de consumidores e teremos a resposta esperada”, comenta Bortoluzzi.

Os planos da Kiarroz para o futuro são desafiadores. Primeiramente, a empresa está em processo de certificação orgânica da planta industrial para, a partir de 2015, fazer uma linha de bebida de arroz orgânica, também impulsionada pela solicitação do mercado. Bortoluzzi conta ainda que a Kiarroz pretende diversificar a linha de bebidas, oferecendo em um curto prazo três sabores de bebida de arroz com frutas, três sabores de bebida de arroz com cereais, uma linha de bebida enriquecida com proteína do próprio arroz, bebida de arroz em pó e uma linha orgânica. “Queremos estar presente em todas as redes e lojas de produtos naturais. Temos esta possibilidade e este potencial. A RisoVita se encaixa muito bem nesta nova tendência mundial de busca por alimentos saudáveis e vamos surpreender nossos consumidores com esta novidade de mercado”, acredita Bortoluzzi.

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