Lançada no início de 2012, a Livebiz surgiu apoiada na percepção de Gustavo Marques de que o mercado estava à mercê de um único modelo de atuação junto a projetos musicais: patrocínio. “Se uma marca quisesse se vincular a um conteúdo musical bacana, invariavelmente, seria patrocinando um show. E aí veio a ideia de criar uma empresa que trabalhasse junto às agências de publicidade, desenvolvendo projetos que possibilitassem aos anunciantes serem protagonistas de projetos musicais de qualidade e não apenas coadjuvantes de algum patrocínio”, diz Marques, fundador e CEO da Livebiz.
A música é um dos grandes mobilizadores de engajamento na internet. No mundo, de acordo com o Facebook Advertising (novembro 2012), a música é o tema preferido na plataforma, com mais de 161 milhões de usuários. Segundo a Nielsen (agosto 2012), 64% dos norte-americanos apontam o YouTube como principal forma de se ouvir música, seguido pelo rádio (56%). No Brasil, a música é o assunto que mais gera treding topics no Twitter, com 28%, segundo a e.Life (julho 2012).
A Livebiz desenvolve plataformas musicais com conteúdo exclusivo, em uma forma inovadora de conectar marcas à música. As empresas podem dispor de conteúdos diferenciados e transmiti-los, via streaming, para seus públicos, por meio do Facebook, Twitter, YouTube ou pelo próprio site. A Livebiz possui uma estrutura fixa e parceiros estratégicos que permitem o desenvolvimento de alguns produtos já definidos, como a transmissão via streaming de show, a produção de pockets shows em um estúdio, o “Studio Livebiz” (produzido especialmente para a marca e seus fãs), e o “Sala Vip” – entrevistas musicais com a participação de fãs, por meio das redes sociais. A empresa também é responsável pelo conteúdo on demand dos shows que transmite e produz. “A Livebiz é um parceira das agências de publicidade. Podemos atuar estrategicamente como um consultor para ações digitais que envolvam música”, afirma o CEO.
A Livebiz já conta com grandes clientes, como SKY, Nivea e Fiat. Já produziu e transmitiu shows de grandes marcas com a participação de bandas e cantores como RPM, Jota Quest e Maria Gadu. “Pensamos toda a ação on-line para a transmissão de um show do Jota Quest, em Curitiba. Presencialmente eram 1.500 pessoas e, com a ação ao vivo, atingimos quatro vezes o número de fãs no teatro. Isso sem grande esforço de mídia”, conta Marques. Já a transmissão ao vivo do show de Maria Gadú, que ocorreu no Credicard Hall de São Paulo, para a fanpage SKY Live, é outro case de sucesso, com mais de sete mil usuários assistindo ao espetáculo na internet. Número que, posteriormente, foi impulsionado pelo conteúdo on demand disponibilizado nas propriedades digitais da marca e pelo sorteio de uma guitarra autografada pela cantora, entre os fãs da SKY. www.livebiz.com.br