Foi na cozinha da sua casa, com algumas panelas da mãe e o auxílio de um engenheiro químico que, em 1990, o jovem “alquimista” e futuro empreendedor Joel Aterino de Souza criou um shampoo e um condicionador para cabelos. Fazia sozinho cada produto e colocava em pequenos galões, sem rótulos. Depois de prontos, enchia uma bolsa com esses galões e ia de ônibus visitar e mostrar suas criações para os cabeleireiros e cabeleireiras que conhecia na sua cidade, Palhoça, depois em Florianópolis e cidades vizinhas. Tinha que ir de ônibus mesmo porque tomou a decisão de vender o próprio carro para comprar matérias-primas necessárias à produção dos shampoos e condicionadores.
A Extratos da Terra é hoje uma das indústrias de cosméticos mais inovadoras, criativas e que está entre as que mais crescem no país. Já em 1993, fora da cozinha da família, a Extratos da Terra estava numa sede própria, que hoje engloba uma área construída de 3 mil metros quadrados, com estrutura de pesquisa e desenvolvimento, industrialização e centro de distribuição, gerando 50 empregos diretos e em torno de 800 indiretos.
Com 27 anos de mercado, focada em atender profissionais de beleza e estética, a Extratos da Terra produz hoje 150 cosméticos diferentes, que vão desde limpeza e hidratação da pele até o combate à flacidez do corpo e à queda de cabelos. Utiliza ativos de última geração da cosmetologia mundial. Hoje um dos principais produtos da Extratos da Terra é o Dermo Vit C. Uma vitamina C nanoencapsulada, que garante maior permeação na pele. Possui, além da vitamina C, o resveratrol, um polifenol encontrado na casca e na semente da uva, que age como um poderoso antioxidante e de proteção da pele. Além disso, contém extrato de Kakadu, uma planta originária da Austrália, que contém 100 vezes mais vitamina C do que a laranja.
A Extratos da Terra foi uma das primeiras indústrias de cosméticos que em 2002 utilizou a nanotecnologia. Essa inovadora e revolucionária tecnologia permite encapsular ativos que posteriormente serão acrescidos aos produtos de tratamento (como, por exemplo, para celulite, firmeza, rejuvenescimento, entre outros) que são liberados de forma prolongada e possuem maior penetração e, por consequência, melhores resultados.
No ano passado, a Extratos da Terra inovou também ao lançar o primeiro produto anticelulite com uma tecnologia do futuro, um produto 100% concentrado de ativos e sem adição de água, com resultados de eficiência comprovados em apenas 30 dias.
A Extratos da Terra que começou desenvolvendo produtos apenas para profissionais, hoje também investe no modelo chamado “home care”, onde os clientes compram produtos da empresa nos espaços dos profissionais que atuam com a beleza e a estética corporal.
Joel de Souza explica que a Extratos da Terra nasceu da sua percepção que o mercado necessitava de uma empresa de cosméticos que valorizasse os recursos naturais e ao mesmo tempo inovasse em tecnologia e ativos até então não utilizados. “Criamos uma empresa com o DNA da inovação para proporcionar o bem das pessoas”, esclarece.
Uma preocupação constante da Extratos da Terra, desde que começou, é com a natureza. Todo o sistema de produção da Extratos da Terra é feito de modo a não agredir e de preservar o meio ambiente. Os resíduos da indústria são enviados a empresas especializadas onde é feito o tratamento e o descarte. Já os materiais reciclados são doados ou vendidos a empresas da região. Junto à indústria foi montada uma estação para o tratamento da água utilizada. Essa água é devolvida ao meio ambiente com 99% de pureza. A empresa conquistou o selo Ëco-Friendly (Amigo da Natureza) pela produção da linha Pro Vegetal, que são produtos 100% vegetais e biodegradáveis.
O fundador, e hoje principal dirigente da Extratos da Terra, acredita que o fortalecimento da empresa é fruto do trabalho e do comprometimento de fazer produtos de alta qualidade. “Prova disso são os milhares de profissionais de todas as áreas ligadas à saúde e à beleza que usam e comprovam a eficácia dos produtos da marca”, sustenta Joel.
A forte aposta da Extratos da Terra na inovação, na tecnologia e na qualidade final dos seus produtos já abre portas em diferentes países que são exigentes no mercado de cosméticos, entre eles os Estados Unidos, Japão e Suíça. “Ninguém consegue entrar e se manter em mercados internacionais se não tiver diferenciais e qualidade garantida”, sustenta Joel.
Num recente encontro em Florianópolis com os distribuidores dos produtos da Extratos da Terra em todo o Brasil, Joel Aterino lançou um desafio: crescer cinco vezes nos próximos cinco anos. “Esse é o momento ideal para a empresa dar esse salto. Temos produtos de alta qualidade, uma marca forte e um grande mercado ainda para ser conquistado”.
Luiza Steinmetz de Souza, filha do Joel, hoje com 23 anos, já trabalha na Extratos da Terra e vem sendo preparada para comandar os novos rumos da empresa. Ela ressalta a paixão com que os profissionais de beleza e de estética, e também clientes, falam da empresa e dos seus produtos. “Os profissionais e os clientes não apenas gostam da Extratos da Terra. Eles amam a empresa, os produtos, a marca. Trabalhar assim, tudo fica mais fácil”, avalia.