De acordo com a pesquisa global Goodpurpose, 91% brasileiros acreditam que as empresas deveriam dar a mesma importância para os negócios e para a sociedade em que estão inseridas. Inclusive, 55% dessas pessoas estariam dispostas a pagar mais por produtos de marcas que tenham propósito.
Foi nesse cenário que surgiu a AVO/Branding Consciente, empresa criada pela carioca Carolina Fernandes e que tem como objetivo criar relações sustentáveis entre marcas, pessoas e o meio ambiente. A AVO traça estratégias de posicionamento e comunicação para as empresas que atende, porém, todo esse trabalho é iniciado por uma consultoria que ajuda seus clientes a encontrarem seu propósito, a fim de gerar impacto positivo em todo o seu processo produtivo. O portfólio da AVO conta com marcas como FRESCATTO, T.T. Burger, Yoggi, Alessandro & Frederico, Marta Reis, além de projetos como o Menos 1 Lixo.
Além do trabalho voltado para empresas, a AVO também lançou um workshop Avesso, voltado para pessoa física, que visa ajudar as pessoas a encontrarem seu propósito e desenharem planos de ação para conquistarem seus objetivos.
Cases:
FRESCATTO: a marca do seguimento de alimentos, criada em 1944 e que comercialista pescados, abriu sua primeira loja própria, a fim de estreitar a relação com os clientes finais. Com a ajuda da AVO, a empresa definiu seu propósito: facilitar o acesso ao universo dos pescados. Além de ter sido criada toda uma comunicação baseada nesse objetivo, a marca passa a aplica-lo de várias formas: disponibilizando informações sobre procedência, impacto ambiental, preparo e quantidade certa para consumo, criou serviços que facilitam a vida do cliente, como pedidos personalizados e delivery. Todas as embalagens passam a ser retornáveis e todo o material gráfico de comunicação são sustentáveis. Os atendentes preparados para oferecer informações sobre alimentação saudável, quantidade ideal para preparo de pratos sem desperdício etc.
TT Burger: o restaurante do famoso hambúrguer do chef Thomas Troigrois e que é o braço gastronômico da família Reserva. Junto com a AVO, a marca desvendou seu propósito: matar a fome do Brasil. Em cima dessa premissa foi criada uma comunicação que destaca ações como o Dia do Pão e o Aniversário do TT, em que hambúrgueres foram distribuídos para clientes, curiosos e moradores.
Marta Reis – Depois de 11 anos na direção criativa da Blue Man, Marta decidiu criar sua marca própria nos mercados nacional e internacional de beachwear. O propósito: um convite à liberdade de ser autêntico através de uma atmosfera de arte e cultura. Foi feito o mapeamento do ciclo do produto e distribuído valor em todas as etapas: embalagens sustentáveis, mão de obra social, reutilização de materiais e linha de produtos feita com sobras de tecidos.