Empresário lança primeira vinícola virtual personalizável ao gosto do cliente

Idealizada pelo empreendedor Roberto Stanichi, a 9Wines é o primeiro e-commerce brasileiro a categorizar todos os vinhos do mundo em nove estilos e ter um algoritmo próprio que indica ao cliente os rótulos compatíveis com o seu gosto a partir de um breve questionário.

Roberto Stanichi sempre foi cliente da Netflix – tecnologia que indica filmes a partir de um sistema que cruza as informações dos vídeos que a pessoa já assistiu – e decidiu adotar a mesma facilidade para os vinhos. “Há cerca de quatro anos, quando queria criar uma loja virtual de vinhos no Brasil, pensei que pudesse fazer algo parecido, já que uma das maiores dificuldades para o consumidor da bebida é escolher um rótulo diante de um número cada vez maior de opções”, afirma o empreendedor.

Lançada em fevereiro passado, a 9Wines levou três anos para ficar pronta. O primeiro desafio foi categorizar os milhares de vinhos existentes em todo o mundo em estilos que pudessem balizar a escolha do cliente. “Formamos um banco de dados que contém quase 3 mil possíveis combinações de uvas, cortes, regiões e técnicas de produção que determinam o estilo de um vinho. Daí saíram os nove estilos (espumante, branco refrescante, branco suave, branco encorpado, rosé, tinto leve, tinto clássico, tinto encorpado

Facebook
Twitter
LinkedIn