Enquanto a falta de postos de trabalho é uma realidade em muitos segmentos da economia — de acordo com o IBGE, a partir de dados coletados em maio, são mais de 13,2 milhões de brasileiros desempregados —, na área de tecnologia sobram vagas. Com a atualização constante das técnicas utilizadas, os profissionais do setor precisam se aprimorar regularmente, o que nem sempre acontece. Para driblar esse cenário e buscar novos, além de reter os talentos que já possuem, organizações desenvolvem internamente estratégias que vão desde programas para incentivar a indicação de potenciais candidatos pelos próprios colaboradores, estímulo à educação continuada, além da criação de softwares para melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
Premiações para quem indicar — localizado em Florianópolis, o centro de desenvolvimento e oferta de tecnologias da CreativeDrive, companhia global de criação de conteúdo criativo, está em expansão da sua estrutura física e do time. Atualmente, mantém no Brasil mais de 130 profissionais de tecnologia e design, responsáveis pelo desenvolvimento de soluções de computação gráfica (CGI), visualização 3D e realidade aumentada para o varejo e marcas nos segmentos de decoração, mobiliário, materiais de construção e moda. A meta agora é contratar 100 novos profissionais até dezembro. Para estimular colaboradores a indicar potenciais candidatos, a empresa criou a campanha “Indique seu amigo e garanta sua festa”. Caso a pessoa indicada seja efetivada e faça parte da equipe, o funcionário que indicou recebe premiações que vão desde caixas de som importadas, dias de folga e kits para festas. Os prêmios variam de acordo com a quantidade de pessoas indicadas.
Software para melhorar a qualidade de vida — ajudar na melhoria da saúde da população brasileira, incentivar a prevenção e os hábitos saudáveis dos colaboradores e auxiliar as empresas a diminuírem gastos e reterem bons profissionais. Isso é o que busca a GoGood, startup que criou uma plataforma de saúde e bem-estar corporativo e é a única certificada como parceira do Great Place to Work (GPTW) — programa que une parceiros em torno de uma comunidade capaz de atender as necessidades organizacionais de empresas durante as etapas do ciclo de vida do colaborador.
A partir da plataforma, que integra diversos aplicativos de saúde, os colaboradores são desafiados a adotar rotinas saudáveis, e focar em itens fundamentais, como atividades físicas, qualidade da alimentação, sono, estresse e peso. De forma lúdica, a empresa envolve os colaboradores a alcançarem determinados resultados, o que resulta num engajamento com toda a equipe. Entre os resultados alcançados pelas empresas está 30% de melhoria em indicadores de clima organizacional, 59% de aumento de engajamento dos colaboradores com a empresa e 122% de crescimento da média de atividades físicas nos colaboradores.
Estímulo à educação — para reter talentos, a Dígitro Tecnologia, empresa brasileira com mais de 40 anos de existência e que atua nos segmentos de comunicação corporativa e inteligência, desenvolveu dois programas. O primeiro deles, Educação Continuada, subsidia parte da mensalidade de cursos de Graduação e Pós-Graduação (MBA, certificações e especializações) de colaboradores interessados.
Os que tiverem os melhores desempenhos de graduação e pós-graduação recebem como prêmio uma mensalidade 100% reembolsada pela empresa, um certificado de reconhecimento e uma cesta com mimos. Outro programa criado pela Dígitro Tecnologia é o de Multiplicadores Internos; um colaborador compartilha com o restante do time um conhecimento sobre alguma tecnologia externa à empresa, por intermédio de cursos e treinamentos ministrados pelo próprio voluntário.
O multiplicador é remunerado pelo treinamento e os participantes recebem certificados de conclusão do curso. A quinta edição, ministrada em setembro, é sobre GIT, que consiste em um sistema de controle para gerenciar diferentes versões no desenvolvimento de um documento ou software.
De olho no clima — a estratégia da Cianet para reter talentos é agir antes que seja tarde. A empresa, desenvolvedora de soluções para o mercado de provedores regionais de internet, faz o acompanhamento do clima organizacional a cada 15 dias. Os colaboradores recebem uma breve pesquisa que inclui questões sobre liderança, saúde, feedback, carreira, alinhamento com propósito, entre outras.“As pesquisas anuais de clima podem refletir um recorte do que aconteceu aos respondentes algumas semanas antes da data da aplicação. Acompanhar a satisfação dos colaboradores em intervalos curtos de tempo é mais eficiente porque nos dá poder de ação imediato”, explica Júlia Pacheco, gerente de pessoas.
Todos os gestores têm acesso em tempo real aos resultados de suas áreas e uma vez por mês avaliam os resultados em conjunto com outras áreas e o setor de gestão de pessoas. A empresa considera estes dados estratégicos, tanto que os leva para as reuniões de acionistas. Tal ação começou em março deste ano e já resultou na criação de programas internos. A Aceleradora de Líderes é um deles.
Em poucas semanas de acompanhamento, percebeu-se que competências como liderança e feedback precisavam ser lapidadas nas pessoas que estão à frente das equipes. O objetivo é que outras melhorias possam ser identificadas e tratadas com agilidade, mostrando aos colaboradores que a empresa valoriza a avaliação deles, fortalecendo assim, a permanência dos talentos na empresa.