Especialista dá dicas estratégicas para a transformação digital

João Moressi especialista digital

CEO da empresa especializada em soluções customizadas Opah IT mostra os melhores caminhos para as empresas terem bons resultados no mundo digital

A transformação digital já era uma tendência em diversas empresas e sabe-se que a aceleração foi causada pela pandemia ou o negócio não iria pra frente. Num estudo realizado pela KPMG, vários CEOs brasileiros foram ouvidos e  67% deles creem que a digitalização das operações progrediu nesse período, colocando negócios meses e até anos à frente do esperado.

A transformação digital pode e deve ser aplicada para melhorar os negócios. João Moressi Jr. é fundador e CEO da Opah IT, empresa especializada no desenvolvimento de soluções customizadas de TI, e esclarece em alguns pontos o conceito de transformação digital e traz dicas para as empresas alcançarem bons resultados neste processo.

O que é transformação digital

A transformação digital marca uma maneira de repensar a estrutura e o funcionamento de uma organização, usando a tecnologia para melhorar processos e desempenho, alcançar melhores resultados e oferecer experiências melhores para o cliente. “Em alguns casos, pode significar a adoção de novos modelos de negócio ou o desenvolvimento de produtos digitais, como apps ou plataformas de e-commerce”, explica João.

Como aplicar

Implementar a transformação digital em uma empresa pode ser desafiador. Líderes de TI das companhias podem seguir algumas etapas que facilitam esse processo. Confira:

Alinhe objetivos com metas de negócios
Responda à pergunta: quais resultados de negócios você deseja alcançar? Cabe aos líderes de TI saber o problema que a empresa está tentando resolver e alinhar suas metas com o resultado que se busca alcançar. “Empresas que têm um bom desempenho estão alinhadas com o resultado esperado do negócio”, ressalta o CEO da Opah IT.

TI e negócios devem co-criar
Tradicionalmente, os departamentos de TI eram chamados para consertar serviços interrompidos. Hoje, a área de TI deve trabalhar como co-criadora na solução de problemas e agregar valor aos clientes. E a empresa não pode simplesmente sentar e exigir tecnologia. Tem que saber sempre o quê e para quê está pedindo.

Escolha parceiros estratégicos

Quer se trate de uma consultoria Big 5, de um integrador de sistema ou de uma loja de design boutique, líderes de TI precisam de ajuda para cumprir os imperativos digitais e reduzir o tempo para o valor do negócio. “Aposte naqueles parceiros com histórico comprovado, cujos valores se alinham mais de perto com a sua empresa”, recomenda João.

Redesenhe negócios e produtos em torno dos resultados do cliente

Isso pode incluir o uso de software em nuvem para acelerar a mudança e abraçar a inteligência artificial para aumentar a eficiência operacional. Empresas de serviços bancários, por exemplo, estão mudando a forma como oferecem seus serviços aos consumidores por meio dos canais digitais.

Retreine os funcionários no mundo digital

“As empresas que buscam alinhar seus imperativos digitais com as preferências do cliente devem garantir que seus funcionários estejam na mesma página”, alerta o CEO. Companhias de serviços financeiros estão requalificando as equipes em nuvem, DevOps, CI / CD e outras tecnologias e práticas modernas para se fortalecerem para o futuro.

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