Criar uma ferramenta a partir das dores do mercado. Foi com esse pensamento que a Avanti – empresa líder em soluções end-to-end (do produto ao usuário) para e-commerce e negócios digitais – desenvolveu a ferramenta SmartSales para auxiliar os lojistas do segmento a recuperarem os clientes e aumentarem o potencial de seus e-commerces.
A plataforma SAAS (Software as a Service) reúne diversas funcionalidades e por meio delas faz a recomendação de produtos, retenção, através de ferramentas que buscam diminuir a desistência e a recuperação dos possíveis compradores. No ambiente do comércio virtual, é estimado que 1% dos usuários que entram no site irão fazer alguma compra. Ao invés de focar em quem já está interessado no produto, a ferramenta coloca seus esforços nos 99% dos potenciais consumidores, que por algum motivo estão abandonando o site.
As razões para a desistência de uma compra são inúmeras, desde uma experiência ruim no site (UX) até problemas na hora do pagamento. Por meio da utilização da Inteligência Artificial, a ferramenta faz uso dos algoritmos e realiza uma análise de performance que auxilia o lojista a entender o tráfego do seu e-commerce e quando ocorrem as desistências.
Hoje, por exemplo, a plataforma gera e monitora mais de meio milhão de dados mensalmente, fornecendo informações importantes para a elaboração de estratégias. “Quem vem utilizando a ferramenta apresentou, em média, uma melhora de 10% na taxa de conversão geral. Por meio da plataforma, os lojistas têm acesso a um painel transparente, podendo ver os dados, a funcionalidade que gerou a venda, quais os produtos comprados e para quem vai a comissão em cada compra. Já os consumidores podem recuperar seus boletos, acessar uma mini loja exclusiva e vitrines personalizadas, além de poderem resgatar o carrinho deixado para trás”, afirma Leonardo Machado, diretor de marketing e evolução da Avanti.
Mesmo com as funcionalidades, a ferramenta não altera o carregamento do site, fator que o Google considera essencial e que influencia na posição de uma página nos resultados de busca. Além disso, a velocidade de carregamento interfere diretamente na experiência do consumidor, que deseja facilidade para pesquisar e encontrar o que procura. “Hoje uma taxa de conversão maior que 1% é o oceano azul no segmento. Queremos auxiliar os lojistas a oferecerem uma melhor experiência para o consumidor e melhorarem seus números de conversão”, complementa Leonardo.