Os jovens Tiago Brandão e Felipe Rodrigues já atuavam em parceria há algum tempo na tentativa de emplacar um negócio. Tiago é graduado em Publicidade e Propaganda pela Makenzie e Felipe tem graduação em Gestão de TI e pós-graduação em Marketing Digital, ambos pela ESPM.
As primeiras três experiências da dupla não deram certo – foram elas a ferramenta de e-mail marketing GeekleMail, a ferramenta de monitoramento de redes sociais GeekleSocial e o site de compra coletiva Yeah Desconto, que chegou a ficar entre os 50 principais sites do tipo em 2011, mas depois acabou. Paralelamente, Felipe e Tiago investiram ainda no projeto GeekleRanking, um sistema para campanhas de incentivo que também foi abandonado após se mostrar mais complicado do que imaginavam.
Na quarta tentativa, eles acertaram. Fundaram a empresa especializada na fidelização de clientes na internet 360Mídia que, em 2012, deu origem a plataforma Social Clique. O aprendizado com os empreendimentos anteriores foi essencial para a concepção da proposta inovadora: “O que conseguimos, com estas experiências, foi armazenar uma grande quantidade de dados dos usuários do site. Então montamos a empresa 360Mídia para vender publicidade. O Social Clique é a continuidade da 360Mídia para gerar novos dados e ampliar nosso poder de venda de publicidade on-line”.
Capitalizar a repercussão de uma postagem nas redes sociais é o sonho de muitos internautas. E foi nesta ideia que os jovens empreendedores investiram para criar a Social Clique. Durante a experiência na 360Mídia, Tiago e Felipe se deram conta da importância da influência de internautas que possuem muitos contatos e seguidores. “Ficamos pensando no alcance que um post patrocinado em uma rede social, ou mesmo uma peça publicitária, teria se fosse recomendado por um famoso aos seus seguidores”, diz Felipe. Outro aspecto observado foi o fato de que atualmente as pessoas produzem cada vez mais conteúdo para o ambiente on-line, sem, no entanto, receber algo em troca por isso.
A Social Clique possibilita que o sucesso de uma postagem nas redes sociais ou mensagem de e-mail seja convertido em ganhos, de valores em dinheiro ou brindes, para a pessoa que recomendou o conteúdo. A recompensa varia de acordo com as preferências do anunciante que pode escolher se as campanhas serão por clique, por efetivação de cadastro ou por conversão de compras, entre outros.
O usuário afiliado pode, por exemplo, acumular o valor recebido por clique – que varia entre R$ 0,05 e R$ 0,35 – ou receber uma comissão por produto vendido via sua recomendação. Assim, quanto mais seguidores interessados na recomendação, maior o valor acumulado. O resgate da recompensa só é possível após o usuário atingir uma meta mínima que, no caso dos valores em dinheiro, é de R$ 100.
Segundo Felipe, o método do custo por clique (CPC) dá certo. “Temos casos de participantes que já chegaram a resgatar mais de R$ 2 mil.” Os cliques também incrementam o faturamento da plataforma que, em 2013, foi de R$ 1 milhão. “Negociamos a campanha com as empresas clientes ou com a agência de publicidade dessas empresas e estimulamos o valor do clique mínimo e repassamos uma parte para o afiliado, que é quem faz a postagem. Grande parte do faturamento está atrelado ao número de cliques”, explica Felipe. Para 2014, a expectativa é de 150% de aumento no faturamento.
O investimento inicial para desenvolver o sistema foi de R$ 80 mil. Nas primeiras semanas da plataforma, foram registrados cerca de 2 mil cadastros. Atualmente a Social Clique possui o cadastro de mais de 180 mil afiliados, cerca de 2.500 sites e uma base de e-mails composta por mais de 5,5 milhões de endereços. São anunciantes cadastrados no serviço empresas como Rakuten, CVC, Lojas MM, Lookstore, AgênciaClick Isobar, Agência Enken e Walmart.
www.socialclique.com.br