Fintechs investem em personalização com uso de assistentes virtuais e apps

 

Aplicativos como o WhatsApp já são mais utilizados do que agentes físicos para atender clientes de bancos e fintechs. De acordo com estudo realizado pela Deloitte, chegada do 5G deve potencializar uso de chatbots em serviços financeiros no Brasil

O processo de transformação digital nas empresas atingiu variados setores do mercado nos últimos anos. Na indústria de serviços financeiros, não foi diferente. Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram que, somente em 2021, sete em cada dez operações bancárias feitas no país foram realizadas por meios digitais.

Neste cenário, os chatbots ganharam cada vez mais protagonismo como ferramentas de atendimento do setor bancário. Um estudo recente, realizado pela consultoria Frost & Sullivan a pedido da Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel, apontou que no Brasil, aplicativos de mensageria, como o WhatsApp, já são ainda mais utilizados do que agentes físicos para atender clientes de bancos e fintechs.

“Os consumidores estão em busca de uma experiência mais personalizada. O mundo está cada vez mais mobile e, desta forma, os clientes buscam alternativas para resolver questões, tirar dúvidas e executar operações da forma e no momento em que acharem conveniente. Com isso, o uso de chatbots e assistentes virtuais, desenvolvidos com inteligência artificial (IA), tornou-se um grande aliado para as empresas do setor”, explica Caio Borges, Diretor de Vendas para a América Latina da Infobip.

5G e o investimento em tecnologias no setor

Outro fator que promete alavancar a utilização de tecnologias móveis na indústria financeira é o uso do 5G. Com a expansão da rede, a conectividade tende a melhorar ainda mais intensificando o uso de inteligência artificial e permitindo o surgimento de novos serviços digitais entre os bancos.

A Deloitte, em pesquisa recente, afirma que para 78% dos bancos a análise e a exploração dos dados obtidos via Open Finance e a transformação cultural das instituições financeiras são movimentos prioritários na indústria e, desta forma, estima que, até o fim 2022, o setor bancário deve investir cerca R$ 35,5 bilhões em tecnologias como 5G, inteligência artificial, assistentes virtuais/chatbots, big data e armazenamento em nuvem.

“O 5G se apresenta como um grande aliado do setor a partir de agora. Além da melhora na conexão, ele servirá como mais um estímulo para que consumidores realizem operações por meio de dispositivos mobile. Para atender as demandas nesta nova etapa, as empresas precisam estar preparadas, o que significa aprimoramento de ferramentas já existentes, criação de novas alternativas e, principalmente, fortalecimento em segurança”, destaca Caio.

Sobre a Infobip – A lnfobip é uma plataforma de comunicação global que conecta negócios a experiências de consumo inovadoras em escala em todas as etapas da jornada do consumidor, fazendo uso dos canais favoritos de cada cliente. A empresa tem soluções próprias de atendimento ao cliente e chatbots, com tecnologias escaláveis na nuvem, além de trabalhar com os principais aplicativos de mensageria do mercado, tais como WhatsApp, RCS, SMS e Facebook Messenger. Possui escritórios em seis continentes e tem parcerias estratégicas com os maiores grupos de telecomunicações que garantem integração e entregas perfeitas. Sempre buscando inovar, a Infobip promove uma filosofia que coloca o negócio do cliente em primeiro lugar. Somos um provedor de confiança para milhares de clientes em todos os cantos do mundo. Trabalhamos localmente em 190 países, com mais de 600 operadoras parceiras, para obter ainda mais conhecimento sobre os mercados de mensageria.

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