Funerárias investem em atendimento e serviços inovadores

por Mônica Pupo (monica@empreendedor.com.br)

Poucos mercados possuem uma de­manda tão certeira como o funerário. Nos últimos anos, a estabilização das taxas de mortalidade tem obrigado o segmento a ampliar cada vez mais a oferta de servi­ços. Mais do que crescer, o objetivo é não estagnar e conter um possível desaqueci­mento causado pelo aumento da expecta­tiva de vida geral da população. Apostando na combinação de serviços inovadores e atendimento especializado, o setor busca se reinventar e driblar os mitos e estigmas associados aos negócios do ramo.

Ao ano, são registrados, em média, 1 milhão de óbitos no Brasil. Para suprir a demanda, o mercado funerário atual­mente engloba cerca de 5.500 empresas e emprega mais de 50 mil pessoas. O perfil das companhias não varia muito: em sua maioria, tratam-se de empresas familiares, sendo 98% delas exploradas pela iniciati­va privada, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (Abredif). “Com pouca variação no número de mortes, as em­presas começaram a investir em serviços diferenciados, com ênfase em itens mais luxuosos e personalizados”, diz Jayme Adissi, empresário em atuação há mais de 4 décadas no ramo funerário.

Por meio destas ações, o setor tem movimentado o equivalente a R$ 7 bilhões por ano no Brasil, com crescimento médio anual de 8%. “Sem contar um fato indiscutí­vel: 0,7% da população brasileira morre por ano. Ou seja, minha empresa cresce acima do mercado”, observa Jayme, que também é autor do livro Quem quer comprar um túmulo? (Editora Urbana), com dicas de gestão para empresas de todas as áreas.

“Vender é o cerne do nosso negócio e, para isso, o fundamental sempre é agregar valor ao produto”, explica. Adissi investe em promoções e benefícios para seus clien­tes, assim como em ações de marketing inovadoras para fortalecer sua marca, com destaque para as mídias sociais. “Há ainda um tabu neste segmento, pois ele trata de morte, enterro. Mas basta um olhar atento para enxergar além, para perceber facetas que muita gente ignora e que podem ser bem lucrativas.”

Tabu

Mas, assim como nada na vida é tão certo como a morte, lidar – e lucrar – com o mais universal dos tabus nem sempre é tarefa fácil. “A principal dificuldade é traba­lhar num segmento que não é visto como negócio, pois é muito difícil pensar na morte – e se preparar para o fim como nos preparamos para a aposentadoria ou para eventuais problemas com o carro, com a contratação de seguro, etc.”, reflete Jayme.

Como se já não bastasse toda a carga “emocional” envolvida, o setor funerá­rio ainda precisa lidar com uma série de questões burocráticas inerentes. Além das diversas especificações e normas que pre­cisam atender, as empresas do ramo ainda enfrentam um concorrente imbatível: o poder público. “Para nós, o grande gargalo reside na impossibilidade de executar to­dos os serviços funerários na cidade, uma vez que o Serviço Funerário do Município de São Paulo detém o monopólio dos mes­mos”, conta Sergio Dhelomme – diretor do Cemitério Congonhas, em funciona­mento desde 1970 na capital paulista. “Do transporte do falecido à comercialização de urnas funerárias são atribuições exclusivas do SFMSP. As únicas exceções são os cemi­térios e velórios.”

Além do cemitério em Blumenau, o Grupo Jardim da Saudade possui dois ce­mitérios na região de Curitiba, fundados nas décadas de 1970 e 1980. Sempre de olho nas novidades do setor, em 1999 a companhia inaugurou o primeiro cremató­rio do estado do Paraná. Em 2004, o grupo adquiriu a unidade de Blumenau e, em 2012, foram inauguradas duas funerárias nas cidades de Curitiba e Blumenau. “Bus­camos sempre nos atualizar para oferecer uma solução completa aos clientes. Desde o atendimento funerário até o sepultamen­to ou cremação”, reforça Andreazza.

Mas nem só de cemitérios e funerárias é feito o vasto mercado funerário. Com o crescimento do comércio eletrônico, sur­gem também empresas que prestam servi­ços fúnebres através da internet. É o caso do portal Coroas para Velório, lançado em 2010. Considerada hoje uma das maiores empresas de homenagens fúnebres do Brasil, tem como meta oferecer uma solu­ção rápida, segura e prática de entrega de coroas de flores em todos os cemitérios, velórios, hospitais, igrejas e crematórios do País. A agilidade no serviço é garantida atra­vés de parcerias com redes de floriculturas que efetuam as entregas em até uma hora em todo o território nacional.

Graças ao atendimento 24 horas, em 2013 a empresa aumentou as vendas em 150%. “Tivemos ótimos resultados desde a inauguração do nosso site, por isso, resol­vemos expandir o serviço e atender inclu­sive clientes que estão em outros países e precisam homenagear familiares e amigos no Brasil, para isso disponibilizamos todas as formas de pagamento que visam facilitar a compra on-line”, diz Eduardo Gouveia, sócio diretor da empresa.

O empresário que entrou no ramo sozinho, com um investimento baixo e tra­balhando de casa, já expandiu a empresa, contratou funcionários e um sócio – Bruno Peres. A ideia de vender coroas de flores pela internet surgiu após o falecimento do avô de Eduardo. “Fui atrás de um merca­do on-line de coroas e descobri um nicho que até então era muito mal atendido”, relembra. Hoje, o site realiza em média 80 vendas por dia. “Nós apostamos no cres­cimento do segmento de pessoas físicas, principalmente pessoas que não têm como se locomover até o velório de um amigo ou parente em outra cidade ou estado”, conta o empreendedor, que almeja crescimento de 50% neste ano.

Os números do mercado funerário no Brasil

* 1 milhão de óbitos por ano em média

* 5.500 empresas

* R$ 7 bilhões por ano

* 8% de crescimento médio anual

Fonte: IBGE

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