Foto: Pôr do Sol em Morretes, 2013, de Nego Miranda
A fotografia vem conquistando cada vez mais um status de obra de arte. Seja no universo da decoração, para trazer aquele toque todo especial ao décor ou ainda para integrar os acervos de colecionadores, as fotos fine art – também conhecidas por terem qualidade museológica com impressão em papel especial, assinatura do fotógrafo, tiragem limitada e certificado da imagem – vêm agradando aos gostos mais exigentes.
De olho nesse nicho de mercado, e atrelado à paixão pela fotografia, o empresário Glaucio Lemes e o fotógrafo Cayo Vieira criaram a Galeria Reserve Fine Art Photography. Hospedada em uma plataforma digital, a galeria reúne em um único espaço informações técnicas e conceitos contemporâneos da fotografia, aliadas a um ambiente de divulgação de notícias, eventos e muita interatividade. “O site por enquanto está apenas em português, mas a ideia é que ele seja trilíngue para atender o mercado de fora do Brasil também”, destaca Lemes.
A opção pelo e-commerce é outro detalhe que foge ao lugar comum das galerias de arte que geralmente ocupam apenas espaços físicos. “A venda de fine art pela internet não é exatamente algo novo no Brasil, mas é pouco explorada aqui na região sul, sendo mais difundida em centros como São Paulo e Rio de Janeiro. Assim, vislumbramos a possibilidade de explorar esse comércio de fotografias com esse alto padrão de qualidade para um público exigente e ávido por produtos diferenciados”, explica o empresário.
Para a criação do formato de galeria virtual, os sócios analisaram também o mercado e enxergaram o grande potencial do uso das imagens como objeto de arte na decoração. E aí é possível incluir tanto os consumidores de produtos para decoração – considerando o uso residencial e comercial – como também o público colecionador que envolve clientes mais exigentes e que desejam investir em obras exclusivas, certificadas e assinadas por renomados fotógrafos brasileiros e estrangeiros.
Atuando em duas frentes, com material voltado para decoração (Acervo Reserve Home) e também para coleções de arte (Acervo Reserve Fine Art), as fotos podem ser adquiridas em diversos tamanhos e diferentes tipos de material. Mas é importante destacar que o site não se resume à venda de imagens, ele é, sobretudo, um espaço de incentivo à arte da fotografia, que oferece ferramentas de discussão sobre a arte e sobre a produção fotográfica brasileira e estrangeira, trazendo também sugestões de ambientação numa espécie de consultoria.
E para chamar a atenção de quem navega pela galeria virtual, a apresentação das imagens é outro item fundamental. “Não adianta você ter uma bela imagem com uma apresentação que não faça jus ao seu potencial de encantar, embelezar e mexer com os sentidos”, explica Isadora Hofstaetter, produtora artística da Reserve. Assim, o uso da tecnologia também foi pensado para criar um impacto visual positivo frente aos potenciais compradores da marca.
Mas esses não são os únicos diferencias da marca. A Galeria Reserve oferece também o serviço de Assessoria Fotográfica para arquitetos parceiros. Por meio dele será possível divulgar as ambientações dos profissionais criadas com os produtos da Reserve no próprio site. O serviço inclui ainda a criação de um banner que faz o link direto para a página do profissional, potencializando a divulgação do trabalho para um público direcionado e que mantém o mesmo interesse em comum.
O portfólio da marca traz cerca de mil imagens de 12 profissionais brasileiros, entre eles destaque para Walter Firmo, Ed Viggiani, Celso Oliveira, João Urban e Nego Miranda. Além do ambiente virtual, a galeria tem a proposta de ocupar espaços físicos periodicamente por meio de exposições e bate-papos com os fotógrafos agenciados. Para saber mais acesse www.reservefineart.com.