IA nas vendas: Agentes inteligentes aumentam conversão em até 38% e transformam atendimento

Dados apresentados pela Escale revelam como a tecnologia tem transformado a jornada de compra com automação e personalização nos setores de energia e telecom

Agentes de inteligência artificial (IA) têm ganhado protagonismo nas jornadas de compra ao automatizar tarefas, interpretar o comportamento do consumidor e atuar com foco em performance. Diferentes dos chatbots tradicionais, esses sistemas funcionam como agentes inteligentes estruturados, capazes de agir com base em contexto e autonomia em cada etapa do funil de vendas.

Ao combinarem IA generativa com dados proprietários, essas soluções proporcionam um atendimento mais personalizado e ampliam os resultados com abordagens mais precisas. Segundo a Escale, empresa especializada em jornadas digitais, grandes corporações no segmento de telecom e energia que adotaram essa tecnologia registraram aumento de até 38% nas taxas de conversão, além de ganhos expressivos na qualificação de leads comparado aos bots de primeira geração.

“O chatbot tradicional funciona como um fluxo rígido. É uma árvore de decisões binárias que tenta conduzir o consumidor até a resposta ou ação desejada. Esse modelo, apesar de funcional, frequentemente gera frustração por sua limitação e falta de naturalidade na interação. Já os Agentes de IA representam uma nova geração de interfaces: são dinâmicos, inteligentes e empáticos por natureza”, explica Ken Diamond (foto em destaque), CEO e cofundador da Escale.

“Mas para serem verdadeiramente eficazes, precisam dominar profundamente o contexto do produto que vendem. O que temos observado é que soluções genéricas não funcionam. Agentes de IA que entregam resultado são aqueles bem treinados, com dados específicos do seu negócio, preparados para operar com profundidade em seu setor”, complementa o empreendedor.

Além de impulsionar os resultados, a IA melhora a eficiência e gera economia operacional. “Hoje, é possível treinar um Agente de IA com um objetivo claro, contexto profundo sobre o produto e acesso a todas as ferramentas e ações necessárias para concluir diferentes etapas da venda. Não estamos falando de substituir 100% os vendedores humanos. Estamos falando de ter menos vendedores, mais estratégicos, focados nas partes mais importantes e de maior valor da jornada comercial”, acrescenta o executivo.

Esses dados foram apresentados em um evento exclusivo realizado no escritório da Meta, em São Paulo, que marcou o pré-lançamento do Point of View da Escale. A iniciativa, fruto da parceria entre Escale e Meta, reuniu líderes dos setores de telecomunicações, educação, energia, financeiro e seguros para discutir o papel estratégico da inteligência artificial nas jornadas de compra.

Durante o encontro, Ana Lara Cavaleiro (Product Marketing Manager, Business Messaging on WhatsApp), Mariana Netto (VP de Marketing da Kaszek), Ken Diamond (CEO e cofundador da Escale) e Diego Alvarez (CPO da Escale e cofundador da Strides) compartilharam insights sobre eficiência operacional, integração da IA ao core business, desafios técnicos e protótipos inovadores.

“Estamos apenas no início da adoção de Agentes de IA no ambiente corporativo. Que eles dominem o cenário de vendas é algo inegociável. O desafio, agora, será garantir educação e mecanismos de qualidade que assegurem uma aplicação responsável da IA nos negócios”, finaliza Ken Diamond.

Facebook
Twitter
LinkedIn