Comer café é um novo hábito entre os brasileiros, que surgiu desde o finalzinho de 2012, quando os irmãos capixabas Flávio e Renato Abaurre criaram a indústria SPA e inovaram na gastronomia e no varejo com o lançamento de Coffee Beans Goot, confeito 100% de café Arábica Premium, derivado de uma invenção com repercussão mundial, chamada de Cafene – massa também 100% de café, primeira e única.
E de lá pra cá os experimentos com Cafene não cessaram. Depois de lançar os confeitos de café (Coffee Beans GOOT), que caíram no gosto do consumidor e deslumbraram profissionais de gastronomia e do varejo, a SPA apresenta uma linha de matérias-primas para atender aos mais variados segmentos do mercado de food service.
“Na verdade, estamos criando um mundo novo para o café, com possibilidades infinitas na culinária e na gastronomia. Fizemos diversas receitas para degustações e a aplicação do café vai até onde a criatividade do profissional e do consumidor permitir. Eles proporcionam novos sabores, porque são feitos puramente de café, não são essência ou pó, ingredientes e resultados que já conhecemos”, ressalta Renato Abaurre, diretor da SPA.
Numa analogia com o cacau, que também foi somente bebida até 1847 – quando o inglês Joseph Fry criou o primeiro chocolate utilizando cacau em pó, açúcar e manteiga de cacau-, pode-se afirmar que o café está trilhando um caminho parecido em sua história. “Cafene é o ‘chocolate’”, simplifica Abaurre. Por isso, a massa de café e seus produtos podem ser utilizados como ingredientes em receitas que até então sempre levaram chocolate, doce de leite ou outro tipo de cobertura, creme ou pasta.
“As experiências gustativas que tivemos com esses produtos feitos a partir da Cafene foram inusitadas e nos surpreenderam muito. Provamos bolo e sorvete com cobertura de cafene, drinque e Milk Shake com calda de cafene, café com cafene batido frio e quente, com e sem leite, pasta no pão e na bolacha, pratos salgados e doces finalizados com cafene, brigadeiro e trufa de ‘café’, entre outras receitas. E a cada conversa que temos com alguém sobre a linha Cafene e Cafella, obtemos novas ideias para experimentar”, comenta o inventor Flávio Abaurre.
Além de serem grande novidade para o mercado de food service, os lançamentos à base de Cafene criam expectativas positivas para o segmento cafeeiro, uma vez que o café poderá ser inserido em áreas inexploradas até então, como a de confeitaria e de sorveteria.
Para se ter uma ideia do tamanho desses mercados, segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a safra mundial de café gira em torno de 8,8 milhões de toneladas. E, comparando (mais uma vez) com o cacau, que é prioritariamente direcionado a confeito (chocolate), sozinho o segmento de café já é significativamente muito maior. Números da ICCO (nternational Cocoa Organization) revelam que a produção de cacau no mundo é de aproximadamente 4 milhões de toneladas.
Dados da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) apontam o País como o segundo maior consumidor de café no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. E, apesar do recuo de pouco mais de 1% registrado em 2013 – primeira queda depois de dez anos-, a estimativa para 2014 é de crescimento na ordem de 3 a 4%, com maior procura pelos cafés de qualidade. “Nossa massa de café é feita 100% à base de café Premium, Arábica, variedade Mundo Novo. Por isso, acreditamos que podemos impulsionar, e muito, a produção global do grão”, ressalta Renato Abaurre.
Os primeiros resultados obtidos pela SPA com Coffee Beans Goot são os grandes motivadores de tamanho otimismo da indústria em relação ao setor. O café para comer foi apresentado à gastronomia mundial no início de 2014, durante uma das principais feiras de varejo do mundo, realizada no Japão, a Foodex Japan. “Estivemos no pavilhão Brasil do evento, a convite do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e fomos considerados um dos destaques de toda feira”, acrescenta Renato Abaurre.
E em menos de dois anos o café para comer Coffee Beans Goot conquistou mais de 2 mil pontos de vendas do pequeno e grande varejo nas principais capitais brasileiras. Também acaba de ser apresentado como uma inovação ao segmento hoteleiro do País.
A indústria SPA está sediada em Vila Velha, no Espírito Santo, com parque fabril capacitado para produção de 150 toneladas mensais de café para comer, apto a triplicar esse volume de acordo com a demanda de mercado. E, pelo Brasil, a linha Coffee Beans Goot pode ser encontrada em locais como: Pão de Açúcar, Zaffari, Empório Santa Luzia, Festval, Octávio Café, Rede Oba, SuperNosso, Zona Sul, Hortifruti, Perini, Extrabom, Carone Supermercado, etc.
Mais informações: www.cafecoffeebeans.com.br / (11) 0800-704-03