Irmãos faturam R$ 8,5 milhões anuais com plataforma de CRM

Pipe Run

Desenvolvida para atender demanda interna da empresa da família, a PipeRun se consolida no mercado brasileiro de CRM com recursos próprios contra gigantes estrangeiras
Identificar um problema e propor uma solução inovadora foi o pontapé inicial para um negócio de sucesso. No caso dos irmãos Cezar e Osvaldo Gehm, o desafio estava no dia a dia da antiga empresa, uma agência de comunicação digital que precisava organizar e qualificar o processo de vendas. Para isso, eles desenvolveram uma ferramenta e o resultado deu tão certo que o sistema se tornou uma startup com vocação disruptiva.

Caderninho da avó

A história da salestech, porém, é inspirada na própria origem familiar dos fundadores. “Temos uma empresa de CRM graças à minha avó, que já fazia o que fazemos lá atrás, no caderninho”, conta Cezar Augusto Filho, neto de proprietários de um armazém que se transformou em uma grande loja multimarcas em Santa Maria, no interior do RS.

Desde muito jovem, Cezar é um entusiasta do empreendedorismo, da tecnologia e do design. Ele e Osvaldo fundaram uma das primeiras empresas de criação de sites na cidade natal. Em meio à explosão do marketing digital, a dupla conheceu um parceiro com tino comercial: Fausto Reichert, que possui ampla trajetória em startups.

Mudança de negócio

Em 2015, o trio percebeu que poderia fazer algo de novo no universo dos CRMs — sigla para Customer Relationship Management. “No meu dia a dia, eu sempre tive muita decepção com esse tipo de software. Sabia que era possível entregar algo melhor, que realmente ajudasse as empresas a venderem mais”, aponta Fausto.

Para a ideia sair do papel, o protótipo começou a ser criado para a própria agência. Tudo desenvolvido fora do horário de expediente. Nas madrugadas, o trio aprimorava a ferramenta e fazia o projeto tomar forma. “No início, fazíamos de tudo: venda, implantação, desenvolvimento, suporte, sustentação”, conta Osvaldo, Chief Technology Officer.
Em 2019, a startup tornou-se a atividade principal dos sócios, contando com captação de investimentos via BNDES e BRDE e participação no programa Scale Up Endeavor, que agregou mais conhecimento ao negócio.

PipeRun Academy

Com a pandemia e a consequente aceleração do processo de transformação digital, as empresas precisaram automatizar, centralizar e tornar mais inteligentes os processos de venda. Para esses negócios, o CRM PipeRun também funciona como uma escola. “Queremos ajudar o cliente a vender melhor. Não basta oferecer uma plataforma completa se ele não sabe usar o melhor dela. A intenção é que os nossos usuários vendam mais”, destaca Fausto.

Além de um amplo conteúdo disponível gratuitamente — como e-books, webinars e templates —, foi criado a PipeRun Academy, com cursos online sobre o tema.

Concorrência estrangeira

O sucesso se deve a uma carência no mercado de médias empresas brasileiras: a falta de sistematização do CRM e da gestão do funil de vendas para esse tipo de cliente. “As ferramentas nacionais que existem não oferecem a customização que esse mercado pede. Por outro lado, existem soluções do exterior que trazem isso, mas são muito complexas, caras e inflexíveis”, indica Cezar, hoje CEO da empresa.

O atendimento personalizado é um dos diferenciais da empresa. A startup rechaça a ideia de oferecer “pacotes em caixinha”: as soluções são customizáveis, construídas lado a lado com o cliente, de acordo com as necessidades.
Crescimento acelerado

Criada em Porto Alegre em 2017 — completou 5 anos este mês –, ao lado do amigo Fausto Reichert, a PipeRun, plataforma de aceleração de vendas que busca automatizar e aumentar a performance comercial de empresas, tem números surpreendentes.

Enquanto muitos negócios fecharam durante a pandemia, a empresa acumula crescimento de 500% na receita recorrente mensal em relação a 2019. Segundo o CEO, os resultados se estendem aos primeiros meses deste ano e, por isso, a empresa tem a meta de dobrar de tamanho até dezembro.

Segundo Cezar, as perspectivas para 2022 são excelentes. “O crescimento sustentável conquistado no ano passado, com alta de 83% no MMR, é a base para projeções muito positivas também para este ano”, revela. “Mesmo com a estratégia de um ticket médio mais alto, o volume de vendas cresceu neste bimestre”, avalia Fausto Reichert, Chief Strategy Officer (CSO) do CRM PipeRun.

Great Place to Work

Somente no ano passado, a equipe da PipeRun foi ampliada em 30%. Diante da expansão, a empresa criou uma área específica para recursos humanos. O resultado foi a inserção de mais mulheres em cargos de gestão. “Para recrutar talentos, a área de Recursos Humanos, criou uma trilha de desenvolvimento para evolução contínua dos colaboradores e um amplo programa de lideranças com atenção especial à equidade de gênero. Até agosto, devem ser contratados 40 novos funcionários para todas as áreas”, antecipa Fausto.
Algumas vagas estão abertas e podem ser consultadas no link. A empresa também foi uma das ScaleUp Endeavor em 2019 e em 2020 e foi certificada pelo Great Place to Work em 2021. No Glassdoor, ainda goza de uma avaliação nota 4.9.

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