Os souvenirs da segunda coleção SouCuritiba podem ser adquiridos nos pontos de venda localizados na capital paranaense, uma das cidades-sedes da Copa do Mundo 2014. São 48 novas lembranças confeccionadas por designers, artistas plásticos, fotógrafos, artesãos e estilistas, marcadas pela irreverência dos temas explorados e muito requinte.
A marca SouCuritiba passa a oferecer 86 opções de souvenirs. A ideia nasceu no ano passado, fruto do Projeto Souvenir Curitiba, uma iniciativa do Sebrae no Paraná, do Programa Sebrae 2014 e de parceiros para fortalecer a imagem da capital como destino turístico. A coleção tem também como objetivo aproveitar o esperado aumento no fluxo de turistas durante o Mundial.
“A marca se consolida a cada dia que passa e é uma prova de que o segmento de souvenirs é capaz de se organizar como negócio”, diz Patrícia Albanez, consultora do Sebrae/PR e gestora do Projeto Souvenir Curitiba. “A Copa do Mundo será o momento ideal para projetar, ainda mais, Curitiba internacionalmente e não podíamos deixar de aproveitar essa chance de mobilizar e articular o segmento”, afirma.
Mais de três mil souvenirs da primeira coleção já foram comercializados, totalizando um volume de aproximadamente R$ 35 mil em vendas. A expectativa é que a nova coleção também seja um sucesso nos 11 pontos de vendas autorizados, espalhados pela cidade. Os preços variam de R$ 2 a R$ 126.
Albanez destaca o empenho dos produtores que, segundo ela, não têm medido esforços e criatividade, e a parceria de entidades fortes em torno da proposta, que tem o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Fundação de Ação Social (FAS), Instituto Pro-Cidadania Curitiba (IPCC), Instituto de Turismo de Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Brasil Design e Curitiba Convention e Visitors Bureau.
Projeto Souvenir Curitiba
As lembranças que levam a marca SouCuritiba passam por uma rigorosa curadoria e são confeccionadas seguindo uma metodologia desde a concepção à finalização das peças. Os participantes do Projeto Souvenir Curitiba conheceram, já de início, conceitos sobre Empreendedorismo e Turismo como negócio e aprenderam como identificar oportunidades. Passaram por uma imersão na cultura e história de Curitiba, aprofundando-se em temas como design e criatividade.
“O que se quer com essa metodologia é mostrar aos produtores de souvenirs que o trabalho que eles desenvolvem, muitas vezes resultante de aptidão artística, deve ser visto como um negócio. Todo empreendimento requer planejamento, gestão e visão de mercado para prosperar, além da criatividade. Por meio do Projeto, muitos obtiveram o conhecimento empresarial que lhes será útil sempre”, reforça Patrícia Albanez, do Sebrae/PR.
Informações Agência Sebrae