Pesquisando na internet sobre alimentação sadia para seus filhos, as amigas Mariana Moreira e Aretuza Valença descobriram uma rede de franquias especializada em alimentação infantil com ingredientes orgânicos. Perceberam que seria uma boa oportunidade de negócios para Maceió, afinal, tiveram que ir a Recife para comprar os produtos da marca. Algumas visitas ao Sebrae em Alagoas depois, elas viraram as sócias-proprietárias da Empório da Papinha em Maceió.
Quando a ideia surgiu, elas sabiam que mães e pais interessados em uma alimentação mais saudável para suas crianças se interessariam pelo conceito, mas a decisão de abrir a loja foi tomada após o contato com o Sebrae, onde buscaram orientações e realizaram uma pesquisa de mercado, para avaliar a viabilidade da ideia. E aí começou a caminhada.
“Fizemos um curso sobre plano de negócios estamos tendo essa assistência para ver como encontrar o preço adequado e fazer promoções para apresentar nossos produtos e atrair clientes. Conversamos também com o Sebrae sobre a ideia que tínhamos para o ponto comercial. Começamos há pouco tempo, mas estamos nos firmando e recebendo uma ótima resposta dos consumidores”, diz Mariana Moreira.
Localizada na Avenida Engenheiro Mário de Gusmão, na galeria de um hotel na Ponta Verde, a loja pode até causar um pouco de estranhamento a princípio, mas tem encontrado boa recepção. “Só quem não é mãe estranha um pouco, mas todo mundo aprova. Temos uma concorrência indireta com as papinhas industrializadas, que trazem amido, açúcar e alguns outros ingredientes em sua receita. Nossas papinhas são compostas apenas da fruta, cultivada de forma orgânica, e água. Nossos maiores consumidores são bebês dos oito meses aos dois anos”, completa Mariana.
Apesar do nome, a loja não produz só papinhas: existem refeições com alimentos em pedaços para crianças de três anos, por exemplo, e a linha adulta, que atende pessoas em dieta de desintoxicação, pacientes de cirurgia de redução do estômago e idosos com problemas de deglutição. Além disso, a loja atende também aqueles adultos interessados em uma alimentação balanceada e totalmente orgânica.
Nesse cardápio, estão pratos como filé de frango ao molho de laranja e penne ao molho branco, além de toda uma linha de sobremesas para crianças e adultos. “Como ficamos perto do hotel, oferecemos uma alternativa para as famílias em viagem que não trazem a alimentação das crianças e encontram outra opção no lugar das papinhas de supermercado. Os adultos que conhecem a loja também experimentam os produtos e acabam aprovando as refeições”, diz a empresária.
Consultoria
As mães empresárias pretendem continuar trabalhando junto com o Sebrae após a finalização e implementação do plano de negócios. “Vimos que existem cursos sobre vendas, e já recebi um e-mail me convidando para participar de um voltado para impulsionar vendas durante o Natal. Vamos continuar o contato com o Sebrae para estarmos sempre inovando em nosso negócio”, planeja Mariana Moreira.
Durante o percurso de contratação da franquia – elas descobriram a Empório da Papinha em março, conversaram com a matriz, assinaram o contrato em junho e abriram a loja no começo de outubro –, Mariana e Aretuza foram orientadas pelo Sebrae em Alagoas não apenas para o empreendedorismo, mas também para alguns passos fundamentais para a formalização do negócio, como as etapas para a contratação da franquia.
“É preciso estar atento no contrato para estabelecer os serviços que serão prestados e a relação entre franquia e franqueado. Além disso, ver o que a matriz vai fornecer em treinamento, suporte, material e propaganda, e definir o território de atendimento e o perfil do franqueado”, explica Maurício Oliveira, analista da Unidade de Atendimento Empresarial do Sebrae em Alagoas.
Entre esses termos de contratação ainda estão itens como definição de valores de taxas e formas de pagamento de royalties, procedimentos de assistência à franquia e até como proceder em caso de finalização de contrato. “O Sebrae atende também nesse sentido. São vários aspectos importantes a serem observados e é preciso que o empresário e futuro empresário estejam atentos para buscar a informação”, finaliza o analista Maurício Oliveira.