Em uma era movida pelas questões sociais e ambientais, a sustentabilidade está cada vez mais presente no dia a dia das organizações. De acordo com uma pesquisa realizada pela agência norte-americana Union+Webster, 87% dos brasileiros dão preferência para consumir produtos e serviços de empresas que praticam a sustentabilidade em seus processos.
Em 2019, a Matera, empresa de tecnologia para o mercado financeiro, fintechs e gestão de risco, completou o seu oitavo ano de ações com sustentabilidade, totalizando mais de 22 mil pessoas beneficiadas. A empresa iniciou ações filantrópicas em ONG’s em 2011 e hoje possui até uma área e equipe dedicada a cuidar dos projetos, além de um Comitê de Sustentabilidade formado por múltiplos profissionais de diversas áreas e sedes. “A ideia foi especial e vem dando certo, por isso envolvemos todas as nossas unidades – Campinas, Maringá, São Paulo, Niterói – e até funcionários em home office. Por meio de gincanas, por exemplo, nossos profissionais se divertem, alegram e levam toda essa energia nas instituições que visitamos. Já investimos cerca de R﹩ 500 mil entre ações sociais, projetos e aporte de IRPJ, criamos diversas ações diferentes e as dividimos no que chamamos de Petit Comitês que atuam em 4 frentes: Diversidade, Social, Educação e Ambiental”, afirma Denise Castilho, Gerente Administrativa e Sustentabilidade Corporativa da empresa.
A empresa destina ao todo 9% do IRPJ para projetos que estejam aprovados, de acordo com cada especialidade, sendo eles: o Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS), o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), o Fundo do Idoso, a Lei de Incentivo ao Esporte e a Lei de Incentivo à Cultura. Mas o diferencial da empresa vai muito além disso, com acompanhamento de projetos sociais e incentivo do voluntariado junto aos profissionais e colaboradores, aprimorando suas ações.
O projeto Educa+, por exemplo, são aulas de informática e inglês para crianças de 5 e 6 anos que ocorrem durante 1h, uma vez por semana, durante todo o calendário escolar. Desde o seu início em 2017, já foram mais de 200 crianças beneficiadas, com um investimento de R﹩ 36 mil. Outro projeto implantado recentemente, em 2018, foi o Matera Inclusiva, na qual, uma vez por ano, no período de cinco meses, um jovem com deficiência intelectual e/ou síndrome de down é preparado para o mercado de trabalho. “Durante o primeiro semestre desenhamos o treinamento de acordo com o perfil do jovem, realizamos entrevistas, sempre em parceria com a Fundação Síndrome de Down, e a partir do segundo semestre, o recebemos e treinamos em todas as áreas da Matera, sempre com o apoio de tutores”, conta Denise.
Seguindo na mesma linha de preparação para o mercado de trabalho, a empresa promove há quatro anos o Curso de Férias, na cidade de Maringá (PR), em parceria com as universidades da cidade. Eles oferecem cursos gratuitos para profissionais e interessados no universo de TI durante o mês de janeiro. Até hoje, 240 pessoas foram capacitados pelo curso com um investimento de cerca de R﹩ 90 mil e neste ano serão oferecidos três cursos: Agile, API’s e Tester.
E não são apenas crianças e jovens profissionais do mercado os beneficiados pelas ações! O Adoção Afetiva visa o cuidado como um todo de uma escola estadual, desde infraestrutura até workshops para alunos, professores e gestores.
Sobre a Matera
A Matera é uma empresa de tecnologia que oferece soluções que transformam a maneira como as pessoas realizam transações financeiras. Com 30 anos de mercado, a companhia é referência em inovação em plataformas de open banking e de pagamento, combinadas à disrupção e rapidez das startups com a experiência de instituições consolidadas. A Matera atua nos segmentos financeiro, varejo e de gestão de riscos, e se prepara para expandir suas operações globalmente.