Mudar o rumo da empresa pode ser o caminho para manter ou até mesmo aumentar os negócios. As empresas que acompanham as transformações de mercado têm mais chances de se destacarem, além de serem menos vulneráveis às oscilações econômicas. A Daiken Elevadores, empresa genuinamente paranaense, há 10 anos descobriu uma oportunidade no mercado nacional e se arriscou de forma planejada para entrar no segmento de elevadores residenciais.
Com 20 anos de atuação, a trajetória da empresa é marcada pela fabricação seguindo a demanda de mercado, assim, adicionando e aumentando a cada ano seu portfólio de produtos e serviços. Em 1993, a marca iniciou como metalúrgica e, após seu crescimento, começou a atender o mercado bancário na fabricação de salas de autoatendimento. Anos mais tarde, os próprios bancos solicitaram soluções para o acesso de deficientes e idosos às agências. Isso gerou demanda para equipamentos como plataformas de acessibilidade.
Segundo o diretor comercial, Fabrício Serbake, a partir de 2009 a empresa iniciou a fabricação de elevadores residenciais. “Há cinco anos identificamos uma brecha de mercado, foi quando surgiu o primeiro protótipo de elevador e entramos neste segmento. Hoje o setor de elevadores residenciais é o principal foco da empresa. Esta data é um marco em nossa história, pois decidimos sair de um mercado que representava 70% do faturamento para nos dedicarmos exclusivamente à fabricação de plataformas de acessibilidade e elevadores residenciais”, explica.
Detentora de tecnologia própria, atualmente a Daiken é referência no mercado de elevadores residenciais. Para 2015 prevê um crescimento de 45% se comparado ao ano anterior. “Em 2015 vamos lançar uma linha com produtos mais específicos para uso residencial, sem a necessidade de realização de obras civis nas residências, além de uma linha para utilização em piscinas”, adianta Serbake.