Criei uma empresa “mané”. Reconhece numa mistura de humildade e orgulho o empreendedor Jaime de Paula, nascido em Florianópolis ,fundador e principal dirigente da Neoway, a maior empresa brasileira de big data ( dados processados com inteligência e utilizados por empresas no marketing e nas vendas de produtos e serviços). Hoje, no segundo dia do Data Driven Business (DDB), evento realizado pela empresa no Costão do Santinho, em Florianópolis, com mais de 500 empresas convidadas, Jaime de Paula lançou uma nova plataforma, a Neoway Digital, que vai revolucionar os negócios no país: torna um único mundo, o mundo online e o mundo offline. O digital e o real se tornam uma plataforma única.
A Neoway processa hoje mais de 50 bilhões de informações de pessoas, varre dados de mais de 40 milhões de empresas brasileiras e sabe o percurso e a busca de cada pessoa quando entra num site. A Neoway detém hoje o mapa completo dos percursos e das buscas online e os dados reais de cada pessoa. “Não podemos viver em dois mundos diferentes hoje. O que estamos fazendo agora é unir o online e o offline, com dados e informações reais, de forma completa, o que vai facilitar a busca de públicos alvos, de clientes certos, no local e no momento certo, sem perda de tempo e dinheiro no marketing e nas vendas das empresas”, explica.
A palavra “mané” é apontada para quem nasce em Florianópolis. Por muito tempo foi até uma palavra pejorativa, pois se referia muitas vezes as pessoas de poucos conhecimentos, simplórias. Mas foi só o tenista Gustavo Kuerten, o Guga, ser campeão do mundo, ganhar três Roland Garros em plena Paris e se declarar um “mané”, nascido na ilha de Santa Catarina, que essa palavra ganhou um novo conceito, um novo e grande valor.
Hoje, Gustavo Kuerten é justamente a maior inspiração da Neoway. Ele é uma espécie de “embaixador”e está envolvido em diferentes projetos da empresa. “Tenho orgulho de ser mané e ter criado uma empresa mané, mas quero ser campeão do mundo, como foi o Guga. Trabalhamos para ser a maior empresa do mundo, não em tecnologia, mas em soluções inteligentes para gerar novos negócios para as empresas”.
Depois de se firmar como empresa líder no Brasil em big data e inteligência nos negócios, a Neoway já está com um pé nos Estados Unidos e outro na Europa, em Portugal. Pretende em breve abrir o capital da empresa, lançar ações em bolsa, de preferência nos Estados Unidos. Sem deixar de ser mané, ele quer incluir no seu dicionário uma nova palavra – Unicórcio – titulo que recebe as empresas de base tecnológica que alcançam um valor de mercado de US 1 bilhão.
No entanto, a busca dessa cifra não está entre as maiores preocupações do empreendedor Jaime de Paula. Para ele, o mais importante agora e, sempre será, é ter a capacidade de descobrir, engajar e reter novos talentos dentro da empresa. “São esses novos talentos, que além da tecnologia, vão descobrir novas soluções inteligentes para tornar a Neoway uma empresa duradoura e sustentável”, conclui.