Projeção é criar quatro novas empresas até 2025, cada uma com aporte inicial de R$ 1 milhão
A Nexmuv, especializada em desenvolvimento de produtos digitais e outsourcing, acaba de criar uma célula de Inteligência Artificial (IA) para impulsionar sua fábrica de startups, chamada The Garage. O objetivo é criar quatro startups de IA até 2025. A nova área será supervisionada por José Ignacio López, engenheiro especializado em Deep e Machine Learning, e ex-professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
“A criação da célula de IA é um passo estratégico para a Nexmuv e para o The Garage. A inteligência artificial tem um papel importante no desenvolvimento dos nossos produtos, permitindo criar soluções mais inteligentes e personalizadas”, afirma Carlos Perobelli (foto em destaque), CEO da Nexmuv e idealizador do The Garage.
A decisão de criar uma área totalmente voltada para a IA no The Garage, primeiro venture studio do país, partiu de uma demanda do próprio mercado. Para serem competitivos, produtos digitais, independentemente do setor para o qual eles são destinados, devem explorar ao máximo as possibilidades da IA.
O uso da inteligência artificial, evidentemente, é uma tendência no mundo. Segundo pesquisa da Gartner, consultoria de TI, 37% das companhias dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido já implementaram a IA de alguma forma, e espera-se que esse número continue a crescer significativamente.
A célula de IA foi crucial na criação da Gisa, mais recente startup da Nexmuv. Com foco em e-commerce, a plataforma foi criada para alavancar vendas digitais. Por meio da inteligência artificial, a Gisa traz respostas e soluções para questões que levariam horas, permitindo que os gestores potencializem seus resultados. O novo produto, que será lançado oficialmente dia 20 de junho em evento de startups focado em IA, utiliza informações de dentro e fora da base, fornecendo estratégias e ações prontas para o mercado digital.
The Garage
Primeiro venture studio do Brasil, focado na criação e aceleração de suas próprias startups. Ele estuda oportunidades e demandas do mercado para posteriormente criar e desenvolver as startups, viabilizando produtos digitais com tecnologias Low-code e IA. Por meio do The Garage, a Nexmuv entrega produtos ou empresas prontas para operacionalizar, já com estratégias de marketing e vendas implementadas, preparadas para atrair investidores e dar continuidade aos projetos.
Cada startup deve receber aporte inicial de cerca de R$ 1 milhão. Quando estiver pronta para rodar no mercado, chega a fase da entrada de fundos de investimento. Até 2025, o plano é ter no mercado quatro startups, totalizando investimento de R$ 4 milhões. A primeira delas, chamada MOC, já saiu do papel. Com foco em clínicas de saúde ocupacional, o aplicativo criado otimiza a gestão de registros e documentação, simplificando tarefas e processos administrativos. O app reduz o esforço da equipe operacional em aproximadamente 20% e, dessa forma, os colaboradores conseguem focar em atividades mais estratégicas.
Sobre a Nexmuv
Viabiliza a jornada digital de médias e grandes empresas. Com mais de 400 clientes atendidos, a empresa aporta sua expertise de inovação, construção de produtos digitais, criação de startups e desenvolvimento de softwares para evoluir processos e gerar impacto positivo nos negócios e na experiência de consumo.