Nova tecnologia desenvolve projetos de cidades inteligentes

Com o colapso do trânsito e a escalada da violência nas cidades de praticamente todos os tamanhos, e a dificuldade dos municípios em oferecer serviços de saúde e educação de qualidade, cresce a procura por novos modelos de gestão urbana.

De olho nesse mercado, foi lançada a Tacira, empresa de serviços digitais que desenvolve projetos de cidades 100% inteligentes, integrando e conectando serviços de verticais como saúde, educação e segurança, por meio de uma exclusiva plataforma tecnológica.

Dirigida por Washington Tavares, executivo com vasta experiência em comunicação digital e líder da comunidade mundial do TM Forum para Smart Cities, a Tacira nasce com sede em São Paulo e filial em Londres, passo estratégico na direção de sua internacionalização e presença no mercado global.

Segundo Tavares, as soluções inteligentes reduzem os custos operacionais de manutenção e aumentam a eficiência dos serviços e o tempo de vida da infraestrutura dos municípios. Desenvolvida pela companhia, a plataforma otimiza os processos de diversos setores urbanos, tornando as cidades mais sustentáveis. Com isso, os cidadãos são incluídos no ecossistema digital alavancando, assim, a participação e o engajamento destes usuários. “A informação gerada por este tipo de tecnologia melhora o monitoramento e a gestão da cidade, além de possibilitar que gestores e cidadãos façam uma utilização mais consciente dos recursos  públicos”, afirma.

Em dois anos, a tecnologia deve beneficiar mais de 10 milhões de cidadãos no Brasil. Alinhadas melhores práticas internacionais, a metodologia propõe uma abordagem integrada para a   construção de um projeto consistente, que atende à situação específica do município.

A Tacira desenvolve os chamados projetos “fim a fim”, nos quais os especialistas analisam todas as especificidades para identificar as reais necessidades de cada cidade e criam soluções de curto, médio e longo prazos, inclusive treinamento, dispositivos, sensores, entre outros. A companhia também realiza a implementação e a manutenção das soluções. “A Tacira foi uma consequência natural da demanda nacional e internacional de uma empresa capaz de construir cidades inteligentes reais com o foco na geração de valor para o cidadão.

Após alguns anos acompanhando a comunidade de Smart Cities do TM Forum notamos que há no mercado soluções desconectadas e isoladas e as iniciativas existentes dependem de poucos visionários para gerar valor”, diz Tavares. Idealizada por um grupo de especialistas que possuem grande expertise na área de smart cities, e com o suporte do grupo investidor Ceres, a empresa pôde iniciar sua operação sem a necessidade de uma incubadora ou aceleradora.

Três projetos-piloto já estão em andamento, nos municípios de Águas de São Pedro e Itatiba, no interior de São Paulo, e de Lavras, no sul de Minas Gerais. www.tacira.com/pt

Facebook
Twitter
LinkedIn