Os caminhos para levar uma empresa do offline para o digital

Transformar processos administrativos analógicos para o digital é um caminho longo, mas que no final acaba sendo benéfico para clientes e colaboradores, abrindo oportunidades de crescimento para o negócio. Além disso, por conta da pandemia que atinge o país, o senso de urgência em ter processos digitais em uma empresa acabou sendo uma prioridade para muitos empreendedores. O teletrabalho e uso de softwares que conectam funcionários passaram a ser essenciais nos dias de hoje. A KingHost, empresa de soluções digitais e que ajuda empresas a saírem do offline, mostra os passos, cuidados e os tipos de segurança que os empresários devem ter com o seu negócio.

A digitalização é indicada, quando não necessária, para praticamente todos os segmentos do mercado. Esse processo abre um leque de possibilidades de mudança e reinvenção dos atuais modelos de negócio, já que ampliam o potencial da marca e serviços ao público. Ou seja, a transformação vai muito além do endereço físico, impacta também as alternativas de produtos e serviços que podem oferecer para atender às novas necessidades dos consumidores.

Para quem está iniciando o processo de digitalização, é importante atentar na escolha de fornecedores, empresas de hospedagens de site ou ecommerce, por exemplo, que irão apoiar nesse momento. Serão eles que darão suporte nas decisões de compras tanto da tecnologia quanto da capacidade, conforme a necessidade de cada negócio. Também é essencial encontrar parceiros que irão garantir a adequação em relação aos termos de segurança e privacidade de dados, como às regulamentações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e canais digitais que possuem contato rápido com fornecedores quando necessário.

Ações e treinamentos com os colaboradores ou sócios envolvendo segurança de dados também deve ser prioridade. “Acredito que implementar uma cultura de segurança em todos os níveis da organização é outro ponto que o empresário deve estabelecer. Se normas básicas que protejam as informações de valor de um negócio não forem seguidas, basta uma porta de entrada aberta para criminosos atuarem. Isso vai desde a conscientização de boas práticas para criação e uso de senhas, manter softwares e ferramentas atualizados, conceitos básicos do que são as ações de phishing mais comuns e cuidados com compartilhamento de informação dentro e fora da empresa”, explica Lívia Lampert, gerente de marketing e produtos da KingHost.

Aplicar qualificações para o uso das novas ferramentas também deve constar no planejamento. Além disso, treinamento em Agilidade e Experiência do Cliente são fundamentais já que elas trarão benefícios em todas as áreas da empresa. A tecnologia está em constante mudança e novas ferramentas surgem a cada momento. Uma empresa que está começando a se digitalizar ou uma que já possui processos digitais deve sempre ficar atenta a novos processos, atualizações de segurança e novas ferramentas lançadas no mercado. “O digital é um ambiente essencialmente dinâmico, no qual tanto forças internas quanto externas levarão todo negócio a buscar constantemente atualizações. Estar atento a essas mudanças é uma forma de ganhar tempo e se preparar para adaptações ou atualizações que possam acontecer na empresa”, completa Lívia.

Sobre a KingHost

Fundada em 2006, em Porto Alegre, a KingHost é uma empresa de soluções digitais para profissionais de tecnologia e empreendedores, sendo referência em hospedagem de sites. Atualmente, a marca investe na diversificação do portfólio para simplificar a relação com a tecnologia de pessoas com ou sem conhecimento técnico. Com serviços que incluem desde computação na nuvem até ferramentas que otimizam o posicionamento dos sites nos buscadores online, a empresa conta com uma base com mais de 65 mil clientes e 300 mil sites hospedados em sua plataforma.

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