52% dos líderes ainda enfrentam barreiras para integrar inovação à cultura de suas empresas
Em um cenário de competitividade crescente, a inovação é mais do que uma necessidade — é um diferencial estratégico. No entanto, enquanto 70% dos líderes empresariais reconhecem seu papel em impulsionar a inovação, 52% ainda enfrentam barreiras para integrar essa mentalidade à cultura de suas empresas. Esses desafios, que afetam diretamente não só a competitividade, mas o crescimento e a longevidade das empresas, foram destacados em um Painel de Dados recente, realizado pela Innoway by Semente, empresa do Grupo Semente Negócios, em parceria com o Inovabra, que envolveu mais de 150 corporações. O estudo revela como a liderança está no centro dessa jornada, buscando maneiras de transformar barreiras em oportunidades de inovação.
“Os resultados da análise destacaram pontos críticos, como a estruturação da cultura organizacional e a adaptação estratégica, necessários para promover a inovação. O painel também expôs uma lacuna significativa entre o potencial inovador e sua aplicação prática. A questão que emerge é: as lideranças estão preparadas para conduzir esse movimento?”, comenta Léo Redondo (foto em destaque), Chefe de Inovação da Innoway by Semente.
Os dados apontam que, embora as empresas enfrentam desafios para integrar a inovação em suas culturas, a liderança desempenha um papel central ao incentivar a criatividade e a adaptabilidade (70% dos líderes empresariais reconhecem seu papel em impulsionar). Esses líderes se destacam pela capacidade de criar um ambiente seguro para que a inovação ocorra.
Essa mentalidade inovadora é fundamental em um cenário onde as mudanças do mercado exigem respostas rápidas e eficazes. Pois mesmo que 61% dos líderes consideram suas empresas adaptáveis e ágeis, 64% ainda percebem a inovação sendo gerada de forma desorganizada, e 68% dizem que não há uma governança estabelecida, faltando alinhamento de objetivos, alocação de recursos e autoridade na tomada de decisão.
A cultura de inovação ainda não está plenamente integrada
Mesmo com os pontos positivos revelados pela pesquisa, a inovação ainda não está plenamente incorporada na cultura de muitas organizações (52% ainda enfrentam barreiras). Esse dado é alarmante, pois indica uma resistência interna à mudança, algo que pode comprometer a competitividade, o crescimento e a longevidade dessas empresas.
O CIO ainda aponta que há outro empecilho no caminho da inovação: “Outro desafio significativo é a governança da inovação. Sem uma estrutura bem definida para alinhar objetivos, alocar recursos e estabelecer autoridade na tomada de decisões, as iniciativas inovadoras perdem força e não produzem os resultados desejados. Além disso, a resistência à transformação digital, apontada por 60% dos líderes, demonstra que, sem uma mudança cultural profunda, a adoção de novas tecnologias pode se tornar apenas um esforço superficial, sem impacto real na competitividade da organização.”
A caminho de uma cultura organizacional inovadora
Por fim, para que as empresas brasileiras alcancem todo o seu potencial inovador, é imprescindível que suas lideranças adotem uma postura ativa e estratégica. O Painel de Dados destaca que a transformação cultural é um dos maiores desafios para a implementação da inovação. Nesse sentido, é fundamental que os líderes assumam a responsabilidade de patrocinar e incentivar iniciativas inovadoras, garantindo que a inovação não seja apenas uma ação isolada, mas sim parte integral da cultura organizacional. É o caso da SCL Agrícola, onde a ferramenta Innoway Inteligência mapeou a cultura de inovação em diversas geografias, acessando colaboradores desde a colheita até a alta liderança (a análise revelou um desbalanço no engajamento entre liderança e liderados, afetando a implementação de inovações).
Outro caso, a ArcelorMittal, que implementou um processo de análise detalhada de dados, o que ajudou a empresa a quantificar sua maturidade em inovação. Lincoln Rezende, Gerente de Inovação da ArcelorMittal, destacou a relevância dessa abordagem: “Nos permitiu quantificar qual era o nosso grau de maturidade na inovação e trouxe vários insights de oportunidades onde poderíamos trabalhar para buscar evolução nesse processo de inovação”.
As empresas brasileiras estão em um ponto de inflexão. A inovação já se apresenta como um caminho inevitável, mas sua plena implementação ainda depende da disposição das lideranças em desafiar o status quo e promover uma verdadeira mudança cultural. A integração da inovação nas estratégias de negócio e na cultura organizacional será o diferencial para garantir a relevância e a competitividade dessas empresas no futuro.
“As lideranças que conseguirem equilibrar a excelência operacional com a exploração de novas ideias estarão à frente da competição. O sucesso não será medido apenas pela capacidade de sobreviver às turbulências do mercado, mas também pela habilidade de moldar o futuro, liderando a inovação em todos os níveis da organização. É hora de as lideranças assumirem o protagonismo e conduzirem suas organizações rumo a um futuro mais inovador, sustentável e competitivo”, finaliza Léo Redondo.