A Paradigma Business Solutions, empresa de Florianópolis (SC) especializada em negociações e relacionamentos eletrônicos, com a maior base de portais de compras eletrônicas em operação no Brasil, firmou parceria com a Salesforce, empresa americana de software, para comercializar uma plataforma de gestão de contrato e portfólio de energia. A solução, ofertada pelas empresas, vai proporcionar ao setor elétrico uma ferramenta completa, testada em dezenas de empresas de energia, para gerir negócios.
No final de 2003, uma nova lei de regularização de energia entrou em vigor no Brasil, criando atores que não existiam no segmento, entre eles, a comercializadora de energia. Nesse cenário, a Paradigma Business Solutions começou a participar de leilões de energia e percebeu que esse setor é carente de tecnologia. E, assim, começou a desenvolver tecnologia para gerir portfólios de energia. Marcelo Villa Nova, executivo da Paradigma faz uma analogia com o setor de telefonia para explicar melhor essa transformação no mercado. “O consumidor vai poder escolher de quem compra energia. Além disso, terá a figura do comercializador varejista de energia e também consultores que farão a análise da captação de novos negócios”, afirma. Sobre a parceria com a Salesforce, Nova conta que a Paradigma tinha o know-how desse mercado e estava buscando um aliado que agregasse valor com uma tecnologia robusta.
De acordo com o executivo, a solução será oferecida de forma customizada, orientada para atender o setor elétrico, podendo se adequar a qualquer sistema de backoffice. Nova acrescenta que além de ser uma oferta segmentada, o produto traz como vantagem a mobilidade – com acesso por meio de smartphones e tablets – e a comercialização como serviço na nuvem, diminuindo o custo de investimento. Ao adotar essa solução, as companhias do setor recebem a tecnologia e experiência da Paradigma, líder na comercialização de energia no Brasil com mais de R$ 1 trilhão de reais de negócios contratados a partir da plataforma Paradigma WBC Energy, uma equipe de profissionais com longa experiência na comercialização de energia e uma estrutura sólida de conhecimento na análise de processos, operação e modelos setoriais. “A plataforma Paradigma WBC ETRM com as funções integradas do CRM da Salesforce disponibilizará mais informações para a tomada de decisão, compliance, confiabilidade e agilidade operacional”, afirma Nova.
Nova afirma ainda que a plataforma oferecida vai promover uma nova era na negociação de energia, pois dará transparência na maneira de fazer negócios. Através do software, será possível inserir em uma única plataforma todo o histórico do cliente e, assim, gerir a informação para o mercado. Com a parceria, a Paradigma espera ampliar em torno de 30% sua base de clientes, passando a ser um canal de acesso qualificado em utilities para a Salesforce ampliar sua atuação neste segmento. A companhia também será a responsável pela comercialização e customização da solução e do pós-venda, ficando a Salesforce responsável pela venda das licenças do produto de CRM. “Reforçamos em 20% a nossa equipe para atender as demandas geradas por essa nova oferta”, declara Villa Nova.