Projeto usa tecnologia para tornar consultoria mais acessível a pequenas empresas

Especialistas e consultores se juntaram com um único propósito: oferecer aos seus clientes uma forma simples, integrada e colaborativa de atendimento das demandas de consultoria e serviços profissionais, utilizando os três conceitos fundamentais da transformação digital: mobile – de qualquer lugar e qualquer hora, compartilhamento – melhores práticas, benchmarking, informações – e colaboração – estreitando laços entre os membros do projeto, consultores e fornecedores.

A ideia dos criadores do projeto Consultoria na Medida Certa, já homologado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para fazer parte do portal de serviços prestados para associados da entidade, é prestar consultoria de negócios aos seus clientes minimizando deslocamentos, compartilhando informações e incentivando a colaboração, propiciando ganho de tempo, produtividade racionalizando os custos dos projetos e serviços. Com a Consultoria na Medida Certa, os especialistas associados poderão oferecer serviços de aconselhamento e consultoria personalizada para médias e pequenas empresas, considerando suas necessidades e seu budget. O modelo do projeto é baseado na computação em nuvem, trazendo para as empresas, médias e pequenas, recursos antes só disponíveis para as grandes.

Trata-se de um serviço por assinatura anual e sob demanda, utilizando metodologias com resultados rápidos. Os assinantes deste serviço poderão usufruir de sessões de assessment (levantamento e diagnóstico) gratuitas, acesso a conteúdo restrito e descontos em eventuais seminários online ou presenciais durante o período de assinatura. O assinante poderá usufruir também das vantagens da plataforma para a condução de seus projetos sob demanda, com a utilização de profissionais especializados a custos muito menores do que os praticados em modelos convencionais de consultoria. Já os associados da ACSP poderão assinar o serviço com isenção da tarifa de assinatura anual e poderão fazer uso de todas as facilidades oferecidas aos assinantes. A ideia é utilizar o mesmo modelo para oferecer os serviços a outras associações comerciais pelo País, assim como federações de indústrias ou similares.

Segundo Enio Klein, sócio e co-fundador do projeto, a Consultoria endereça perguntas de negócio com serviços profissionais praticados com competência, ética e transparência, a preços justos e compatíveis com o tamanho de cada empresa nas seguintes linhas de serviços: Estruturais (envolvendo transformação digital – IOT –, cloud computing, governança e cyber security), Recursos Humanos (envolvendo recrutamento, seleção, capacitação e treinamento), Conjunturais (envolvendo conceitos regulatórios, tributários, financeiros e contábeis) e Cadeia de Valor (envolvendo estratégias para alterar e melhorar processos internos). Além de ser sócio da K&G Sistemas, Enio Klein é professor em vendas e marketing da Business School São Paulo e Coach pessoal e profissional formado pela International Association of Coaching – IAC/SLAC.

“O mercado brasileiro está mudando de forma irreversível. Pessoas e empresas têm valorizado ainda mais a forma de investir ou aplicar seus recursos. Percebemos este movimento e entendemos que estava na hora de mudar o modelo de prestação de serviços de consultoria e adequá-los a esta nova realidade, principalmente quando falamos de pequenas e médias empresas que precisam, cada vez mais, de serviços, mas não encontram no mercado quem possa atendê-los na medida certa de suas necessidades, balanceando escopo e custos. Usamos a tecnologia para transferir ao cliente os ganhos de produtividade que podemos alcançar, utilizando ferramentas colaborativas, comunicação online e outros recursos que nos permitem racionalizar o tempo de consultoria e o seu tempo”, afirma Odair Aguiar, também sócio e co-fundador.

Aguiar é sócio da Doxa Advisers, especializada no aumento da produtividade de empresas, atuando nas áreas de planejamento estratégico, novas tecnologias, gestão de projetos, análise de risco e verificação de qualidade de projetos. Com Mestrado em Engenharia de Sistemas pelo Instituto Militar de Engenharia, o executivo é Associado ao IBGC, com formação de Conselheiro de Administração e com expertise na área de Gestão de Riscos Corporativos. É também Conselheiro nas áreas de inovação e gestão do Grupo de Usuários de Aplicativos Oracle do Brasil – ORAUG-BR. Profissional com mais de 25 anos na área de Sistemas e Tecnologia da Informação, atuou em empresas multinacionais de grande porte em setores como Vendas, Pós-Vendas, Desenvolvimento de Sistemas, Administração da Força de Vendas, Gerência de Projetos e Criação e Execução de Programas de Atenção a Clientes.

“Uma iniciativa como esta requer experiência e competências únicas, e só pode ser resultado de muitos anos vivenciando o mercado de consultoria e serviços em mercados e empresas com sólidas referências. A K&G e a Doxa são empresas fundadas, desenvolvidas e operadas por profissionais que atuaram décadas nestes mercados, com reputação mais do que comprovada”, finaliza Odair Aguiar.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn