O desenvolvimento de um e-commerce é essencial para as empresas que trabalham com vendas de produtos e querem se manter relevantes. Ao mesmo tempo, é uma ótima forma de começar um novo negócio e encontrar uma fonte de renda.
Entretanto, para que ele alcance o objetivo de obter lucro existem alguns cuidados que devem ser tomados. Aliás, existem alguns erros que são muito comuns na criação de um site de vendas.
Para evitar que você se torne uma vítima desses mesmos erros nós os listamos abaixo junto algumas dicas essenciais para garantir o sucesso na criação e desenvolvimento do seu site de vendas na internet.
Evite os principais erros ao desenvolver um e-commerce
Abaixo estão os erros mais comuns ao criar um site para vendas na internet. Porém, é possível evitá-los com algumas dicas simples que farão toda a diferença no crescimento e sucesso da sua loja virtual.
Informações incompletas
Primeiramente, é primordial que o seu site traga informações completas. Isso se aplica para tudo o que ele envolve: nome da empresa, endereço, formas de contato, formas de pagamento, produtos e suas características, políticas de troca, devoluções e frete.
Sim, são várias as informações que se fazem cruciais em uma página de vendas. É por isso que o processo para criação de loja virtual é complexo. Ele deve levar em consideração tudo o que um possível cliente pode querer saber.
Além disso, deve-se ter em mente que a dificuldade em encontrar dados desestimula o consumidor que estava até então interessado no e-commerce. Por isso, é preciso clareza, organização e transparência.
Processo de compra confuso
Esse fator está diretamente relacionado ao anterior. Quando o processo de compra é confuso, não possui dados completos e exige que o consumidor passe por diversas telas e sessões as chances de efetuar a compra diminuem.
Para evitar isso muitos e-commerce se valem de sessões de compra em um clique, quando as informações do cliente anteriormente cadastradas são levantadas rapidamente.
O mesmo se aplica em relação ao processo de adição de produtos ao carrinho. Portanto, além de informações completas a sua página de vendas deve permitir ações em poucos cliques.
Não fazer uso do SEO e outras técnicas do marketing digital
Muitas lojas virtuais do tipo e-commerce deixam de aplicar regras de SEO (Search Engine Optimization – Otimização de busca). Essas normas condizem ao uso de palavras-chave, posicionamento delas e criação de textos otimizados para que haja a melhor classificação do site perante aplicativos de busca como o Google.
Esse é um grande erro que deve ser evitado. Afinal, quanto mais bem posicionado estiver seu site dentre os resultados em uma pesquisa relacionada aos produtos que ele oferece, maiores as chances de que o indivíduo o encontre e se torne um cliente.
Assim, deve-se aplicar essas regras de otimização aos textos produzidos para a promoção de vendas, descrição dos produtos e outros. Lembre-se que você precisa convencer o consumidor que o objeto por você comercializado é essencial para ele.
Não ter uma boa gestão de estoque
A ausência de uma boa gestão de estoque também prejudica em muito o sucesso do e-commerce. Isso se torna bastante óbvio ao se considerar que quando não se tem controle dos produtos estocados você pode se ver sem eles de uma hora para outra.
Um dos perigos é a sua loja necessitar suspender temporariamente as vendas até que novamente possa preencher o estoque. O outro corresponde à possibilidade de firmar uma compra e se perceber sem o produto vendido, o que atrasa a entrega e suja a imagem da empresa.
Dessa forma, é necessário que haja um rígido controle de estoque para se evitar problemas e construir uma boa reputação no mercado.
Não respeitar o prazo de entrega
Conforme brevemente citado, um e-commerce pode ser muito prejudicado por não respeitar os prazos de entrega informados. Isso demonstra falta de comprometimento da marca, irresponsabilidade e cria desconfiança dos consumidores.
Portanto, tenha muito cuidado com os prazos que são informados para a entrega no seu site. Se necessário informe período maior de entrega do que aquele que realmente se acredita que será necessário e firme parcerias com empresas de transporte.
Comunicação deficiente
Por fim, o último dos erros comuns do desenvolvimento de site para e-commerce é a comunicação deficiente entre a empresa e seu público.
Não se atentar aos comentários e conversas privadas em redes sociais, esquecer do WhatsApp Empresarial e não possuir bots (robôs) de atendimento automatizado estão dentre os principais exemplos desses erros.
Assim, tenha cuidado para sempre estar disponível ao seu público. Adote estratégias de automatização de atendimentos, monitore todas as redes e permita que o seu público chegue até você.
Com essas dicas você será capaz de obter muito sucesso no seu comércio virtual. Então, crie agora mesmo o seu site para e-commerce e brilhe diante do público garantindo o lucro por meio das vendas!