Rede de franquias apresenta classificado online de carros como opção de investimento em alta no mercado
Conforme análise levantada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil é o terceiro maior mercado de franquias do mundo e o que mais cresce. De 2008 a 2009, o faturamento do setor saltou de R$ 55 bilhões para R$ 63 bilhões. O número de redes franqueadas evoluiu de 1.379 para 1.643. No mesmo período, o crescimento em unidades franqueadas foi de 71.954 para 79.988.
Aproveitando esse mercado, o empresário Paulo Cruz criou em 2009 o portal Temusados. Trata-se de um site de ofertas para comprar ou vender carros, caminhões, motos e aviões, usados, novos ou seminovos. A ideia surgiu quando o empresário precisou vender três caminhões em um site. “No começo eu tinha um frigorífico em Mato Grosso, porém, como estava cansado do setor, decidi vender a empresa. Quando necessitei revender alguns veículos percebi que este estilo de empreendimento pela internet era muito viável”, lembra.
Antes de montar o negócio Paulo percebeu que o mesmo poderia virar uma franquia e em 90 dias já possuia quatro unidades. Hoje a empresa é o único modelo de franquia neste segmento. Atualmente há franqueados em 27 localidades, entre elas Acre, Bahia, Espírito Santo, Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em São Paulo, nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Birigui, Limeira, Lins, Marília, Osasco, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Penápolis e Promissão.
O primeiro franqueado da rede foi o diretor comercial Alessander Aleixo, de Rio Claro (SP), que hoje conta com 120 lojas cadastradas. “Eu queria um negócio que pudesse beneficiar o maior número possível de pessoas. Além disso, brasileiro é apaixonado por carros e o site é um negócio extremamente promissor, só tende a crescer”, diz Aleixo.
Segundo o diretor comercial, o portal facilita a vida do consumidor, pois ele vai direto às lojas que tem o carro que procura. “O usuário economiza tempo e o site ajuda a comparar preços e fazer um negócio melhor. Por outro lado, para o lojista, revendedor ou concessionária também é uma excelente ferramenta de divulgação, com baixo custo e grande visibilidade.”
Já o franqueado Hélio Rodrigues, de Nova Iguaçu (RJ), começou no negócio no mês passado e já tem meta de fazer a primeira franquia. “Quero desenvolver intimidade e novos padrões com o negócio. Posteriormente, tudo dando certo e estando preparado, vou expandir para outras áreas do Rio de Janeiro e, quem sabe, Brasil. Além do que, o mercado de carros usados no Rio é aquecido e a web é o primeiro caminho de pesquisa”.
Durante a implantação, uma equipe vai até a região da franquia para formatar, cadastrar as principais lojas e treinar técnicas de abordagem para a captação de clientes e funcionamento do software administrativo e do site. “Para auxiliar nossos franqueados, disponibilizamos suporte, que funciona de segunda a sexta-feira.”, explica Cruz.
Para abrir uma franquia Temusados, o investimento inicial dependerá de cada região franqueada, variando de R$ 13.000 a R$ 60.000. Já a taxa de franquia fica entre R$ 10.000 a R$ 50.000 e o percentual de rentabilidade pode chegar a 50% do faturamento.
O portal Temusados funciona da seguinte forma: o franqueado regional credencia lojas de veículos usados local no site, que se torna a vitrine eletrônica dos produtos. Através do portal o consumidor faz uma pesquisa e seleção de carros via internet para compra, envia ao lojista para contato pessoal e vai à loja apenas para averiguar as condições reais do veículo e fechar negócio.
Contato: www.temusados.com.br.