Semente fortalece inovação corporativa de empresas como Natura, Sicredi e Mercur

A parceria tem o objetivo de fomentar programas que, além de valorizar colaboradores, também impactam positivamente os resultados das corporações

De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review Analytic Services, em parceria com a NTT DATA, 90% das empresas na América Latina devem investir em inovação. Entretanto, para além do foco em tecnologias como inteligência artificial e realidade aumentada, inovação também significa ações que propiciem a criatividade e o desenvolvimento de ideias vindas de qualquer área da organização, com intuito de mudar o modo como a empresa faz negócios, valorizando os seus colaboradores, otimizando recursos e aperfeiçoando resultados.

E é justamente para esse lado que grandes corporações, como Natura, Sicredi e Mercur estão olhando, juntas impactando centenas de milhares de colaboradores e clientes, de forma indireta, com o objetivo de fomentar novos processos que fortalecem a  inovação corporativa. Para César Costa, sócio-diretor da Semente Negócios, o mercado ainda precisa amadurecer com relação à inovação corporativa. “Quando falamos em inovação, automaticamente grande parte das pessoas ainda associam com tecnologia. Mas, é importante olhar também para a valorização da vida como valor e a importância da vida no centro da tomada de decisões e ações, ou seja, uma importante ferramenta para gerar transformações de impacto positivo”, explica.

No caso da Natura, a inovação veio por meio do Programa Acolher, com a proposta de valorizar experiências, histórias e os sonhos realizados por cada Consultora Natura. Além de auxílios técnicos e financeiros, as consultoras e suas ações reconhecidas colaboram com essa rede que integra experiências e potencializa o engajamento social. “Nosso maior desafio foi encontrar alternativas de investimento social que potencializassem os recursos internos e fossem coerentes com as crenças e valores da companhia. Entretanto, o programa evoluiu tanto que o desafio passou a ser como ampliar o Programa e incentivar o crescimento da participação das consultoras e consultores”, conta o executivo.

Apesar de possuir diversas ações de inovação, o Sicredi precisou de um apoio  no direcionamento estratégico, inicialmente com o Diagnóstico de Maturidade de Inovação, e, posteriormente, com a estruturação da Tese de Inovação. “A Cooperativa verificou que estava investindo um montante muito alto em inovações transformacionais, enquanto deveria estar investindo mais em inovações próximas ao core. Isso representou a necessidade de alterar alguns projetos e descontinuar outros”, diz César.

No mesmo caminho, a Mercur é conhecida há muito tempo por movimentos inovadores, principalmente em gestão e inovação social. Como resultado disso, o time de inovação da empresa promove Programas de intraempreendedorismo, e, em um deles, foi desenvolvido a Órtese Termo Moldável, produto para tratamento fisioterápico da mão, feito por meio de impressão 3D. O projeto apresentou potencial de geração de novas receitas para a empresa, evidenciando a grande oportunidade de se capacitar as pessoas colaboradoras a gerarem novas ideias que contribuam para o crescimento e fortalecimento da organização.

“As três empresas sempre tiveram um olhar e atuação perante processos de inovação corporativas, estrategicamente se colocando em movimentos que fomentassem os conceitos e iniciativas inovadoras. Quando juntamos isso com o DNA da Semente de valorização da vida, todo o ecossistema ganha junto”, finaliza.

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