Com a crise que afeta a economia brasileira, surge a necessidade de otimizar processos para aumentar as vendas e manter o fôlego em tempos de baixo crescimento do PIB. Esse desafio é ainda maior quando falamos em vendas da indústria e de empresas de distribuição, nas quais ainda há processos obsoletos, como o uso de blocos de papel ou planilhas eletrônicas para emissão e controle de pedidos.
O tempo gasto com estas demandas operacionais poderia ser utilizado para prospectar novos clientes e fidelizar os antigos, gerando mais produtividade em vendas, tanto para a indústria quanto para seus representantes comerciais. Essa realidade do mercado levou a empresa Meus Pedidos a desenvolver um software para gestão de vendas, que já beneficiou mais de 70 mil empresas. Também chamado de Meus Pedidos, o sistema agiliza o processo comercial de ponta a ponta, desde a organização da carteira de clientes do representante comercial e a emissão de pedidos até a mensuração dos resultados de vendas definidos pela indústria.
Isso é possível graças à capacidade de colocar, na mesma plataforma, tanto representantes comerciais quanto distribuidores e indústrias de diversos segmentos, entre eles alimentos e bebidas, manufatura têxtil, produtos para casa e construção e mercado pet. “Hoje, muitas indústrias ainda trabalham com um sistema de vendas antiquado, que acaba tomando muito tempo do representante com retrabalho. O gestor da área comercial precisa entender que o sucesso do seu time de vendas depende dele, então porque não modernizar esse setor, assim como ele atualiza as máquinas e sistemas de gestão da indústria?”, diz Tiago Brandes, cofundador e CEO da Meus Pedidos.
O aplicativo para tablets e smartphones substitui os blocos de pedido e catálogos impressos utilizados pelos representantes. O software possui algumas características importantes: facilidade de integração com sistemas de gestão ERP, que permite a atualização automática de catálogos de produtos e quantidades de estoque; e possibilidade de emitir pedidos no momento da venda, na frente do cliente.
Com esse sistema, ainda é possível abrir um canal de comunicação mais eficiente entre indústria, distribuidora e representante. Segundo pesquisa feita com mais de mil usuários do sistema, a solução Meus Pedidos permite uma economia de até 7,2 horas de trabalho por semana, praticamente um dia inteiro.
A pesquisa mostrou também que 75% dos clientes afirmam ter obtido um crescimento significativo nas vendas desde que começaram a usar o sistema. A média do crescimento mensurado pelos usuários foi de 29% após um mês de uso da Meus Pedidos. “Entender os desafios enfrentados pelo representante comercial no dia a dia sempre esteve no DNA da Meus Pedidos. O nosso objetivo é otimizar o processo como um todo, melhorando a performance em vendas e ajudando a ambos, representante, indústria e distribuidora, a alcançar o sucesso”, explica Tiago.
Em junho deste ano, a Meus Pedidos recebeu um aporte financeiro da Monashees Capital, venture capital líder em investimento em empresas de internet no Brasil, e da Qualcomm Incorporated, através do seu grupo de investimentos de capital de risco, a Qualcomm Ventures. O investimento feito pela Monashees e pela Qualcomm será usado na expansão dos negócios da empresa, que espera chegar a 120 colaboradores (três vezes mais que o atual volume de profissionais) e aumentar o faturamento em 500% nos próximos 18 meses.