O desenvolvimento das smart cities (cidades inteligentes) abre diversas oportunidades para os pequenos negócios, em áreas como saúde, educação, mobilidade, meio ambiente, energia e turismo. De acordo com a gerente de Comércio e Serviços do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, a instituição está identificando essas oportunidades, sobretudo na interação e aproximação das micro e pequenas empresas junto aos grandes players que já estão participando do processo.
“Quando começamos a interagir com os diversos setores do ecossistema de smart cities, percebemos que existiam muitas oportunidades, mas não se falava em pequenos negócios. O Sebrae inicia sua atuação nesse setor focando na inserção das pequenas empresas”, ressaltou a gerente, que realizou nesta quinta-feira (28) uma palestra sobre Smart Cities na Vila do Saber , área destinada a palestras e painéis da 45ª Abav Expo Internacional, que está acontecendo no Expocenter Norte, em São Paulo.
Ana Clévia destaca que os pequenos negócios, como as startups, podem desenvolver soluções para atender os cidadãos dentro do contexto das cidades do futuro. “Em cada vertical de cidade do futuro existe uma oportunidade para um pequeno negócio”, disse, ressaltando que as pequenas empresas também podem oferecer serviços para áreas do setor público que estão demandando soluções nesse segmento.
Em sua palestra, a gerente explicou que uma smart city está apoiada em três fatores fundamentais: criatividade, aprendizagem humana e conhecimento; fatores tecnológicos e empresariais – onde estão inseridos os pequenos negócios; e comunidade inteligente e conhecimento inteligente.
Mapa do Turismo
Ana Clévia participou ainda, no estande do Sebrae na 45ª ABAV, da apresentação no Mapa do Turismo Inteligente, que permitirá aos pequenos negócios desse segmento fazer um cadastro com várias informações sobre os empreendimentos e onde estão localizados.
Durante o lançamento, foram apresentados casos de empresas que atuam com soluções inteligentes, como a pousada Encantes do Nordeste, localizada nos Lençóis Maranhenses. De acordo com o proprietário do empreendimento, Edvaldo Baltazar, a pousada, que está localizada próxima a uma área de proteção ambiental, investe fortemente em soluções sustentáveis – como tratamento de esgoto próprio e energia solar – além de procurar inserir a comunidade local no modelo de negócio.
Ao se cadastrar na plataforma do Mapa do Turismo Inteligente, o empreendedor deverá prestar informações sobre o segmento de sua empresa, as iniciativas que está desenvolvendo, além do CEP da localidade, entre outros dados. Para o público em geral, o Mapa do Turismo Inteligente estará disponível no portal do Sebrae até o fim de outubro. “Um destino turístico inteligente é uma parte de uma cidade inteligente. Ele pode contribuir para que esta se torne uma smart city” disse a gerente.
Além dessa ação, o Sebrae e a Braztoa farão a final do Desafio de Inovação Turismo Inteligente, competição de startups e ideias que selecionou 18 finalistas para definição dos vencedores. O objetivo do desafio foi estimular empreendedores a apresentar ideias criativas na área de turismo e gerar novos modelos de negócios. A apresentação dos concorrentes para os jurados será nesta sexta-feira (dia 29), das 9 às 12h, durante o Demoday.
Além de participar do evento e da competição, os selecionados terão atividades de capacitação e mentoria durante os três dias de evento. As duas melhores soluções (startup e ideia de negócio) serão premiadas com viagens, entre outros benefícios.