Criada em Florianópolis em 2016 pela empreendedora Livia Cunha, empresa desenvolveu plataforma digital que ajuda pacientes crônicos no tratamento de saúde.
A rede de farmácias Raia Drogasil (RD) aprovou nesta semana em reunião do conselho de administração, a compra de 100% da startup catarinense Cuco Health, que desenvolve uma plataforma digital focada em “aderência ao tratamento” de pacientes. Por meio de aplicativo, os usuários podem programar a medicação, a quantidade certa de doses, fazer contato com o médico além de pesquisar preços em farmácias.
A operação, que não teve valor revelado, ainda precisa passar pela aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A RD anunciou no comunicado ao mercado que “a tecnologia e a expertise desenvolvidas pela Cuco serão fundamentais para apoiar nossos clientes para aderir de forma plena ao tratamento prescrito pelo seu médico”. A baixa aderência ao tratamento é considerada um dos principais problemas de saúde no mundo, especialmente com relação às doenças crônicas assintomáticas.
A Cuco Health começou como Dr. Cuco, uma ideia desenvolvida pela empreendedora Livia Cunha quando ainda estava cursando Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), junto com o colega Gustavo Comitre, com quem fez um TCC como plano de negócios. Ao longo da jornada, a empresa passou por programas de aceleração e desenvolvimento como Startup SC e Brazil LAB.
Hoje, conta com clientes de grande porte como hospitais e laboratórios farmacêuticos – com adesão média de 75% dos usuários aos serviços oferecidos. Junto ao Hospital do Coração, por exemplo, a Cuco Health aumentou a adesão de pacientes cardiopatas (de 40% para 79%) a programas de cuidados de saúde, reduzindo reinternações. Com a Roche, médicos prescreveram a plataforma como um cuidador digital para fazer exercícios de fortalecimento de articulações, com coleta de dados sobre a evolução do tratamento.