Startup de tecnologia inova forma como empresas gerenciam conteúdos online

Starlight é uma plataforma de CMS com recursos avançados para simplificar o processo de criação, publicação e gerenciamento de conteúdo na web

Em um cenário empresarial de constante evolução e competitividade, onde a presença digital é cada vez mais importante, plataformas CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em tradução livre) ganham relevância. Apostando em diferenciais estratégicos, o Starlight é um CMS headless, uma solução de próxima geração na gestão de conteúdo para empresas. Com um foco em flexibilidade e facilidade de uso, a plataforma oferece recursos poderosos para simplificar o processo de criação, publicação e gerenciamento de conteúdo multicanal, especialmente para a web e dispositivos móveis.

Cada vez mais as empresas precisam de vários sites para se conectar com públicos distintos, seja pela necessidade de levar conteúdos específicos para seus consumidores finais, para colaboradores ou para fornecedores, seja para campanhas, eventos, etc. O Starlight, como uma plataforma SaaS totalmente gerenciada, proporciona um ambiente completo e atende necessidades de áreas como marketing, produtos e serviços, comunicação interna, gestão de pessoas, treinamento, desenvolvimento, etc.

“O Starlight foi criado para atender a necessidade por ferramentas mais flexíveis para desenvolver websites e aplicativos mais disruptivos, e com cada vez mais tráfego de usuários. Os sistemas de gerenciamento de conteúdo tradicionais não dão mais conta do recado, e trabalhamos cuidadosamente por anos para criar uma plataforma de conteúdo capaz de enfrentar esses desafios de performance e desenvolvimento”, destaca Lucas Varela, CEO do Starlight.

Oferecendo ferramentas de desenvolvimento ágil e contando com uma interface intuitiva e fácil de usar, permitindo que até mesmo os usuários sem experiência técnica possam criar e gerenciar conteúdo de maneira eficaz, o Starlight é solução para vários profissionais da cadeia de produção de conteúdos digitais.

Para empresas, a plataforma oferece um ambiente no qual seus times têm independência para atualizar os conteúdos em tempo real, com alto nível de segurança, trazendo agilidade para o dia a dia e um controle maior sobre todos os conteúdos da empresa, já que ficam concentrados em uma única plataforma. Para designers, o Starlight é o CMS que oferece mais flexibilidade para projetos criativos disruptivos. Já para pessoas desenvolvedoras, oferece recursos para definir a estrutura do conteúdo das aplicações em poucos minutos, além de oferecer templates e SDKs que aceleram a criação de frontends, reduzindo substancialmente o tempo de desenvolvimento.

Por ser um CMS headless, ou seja, que não provê um frontend acoplado à plataforma, pessoas desenvolvedoras têm a liberdade de escolher a melhor linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento para cada projeto. O Starlight entrega conteúdo para frontends utilizando APIs, permitindo que empresas publiquem o mesmo conteúdo em diversos canais simultaneamente, garantindo uma presença online coesa.

O Starlight é oferecido como uma plataforma SaaS gerenciada, garantindo que profissionais de TI não precisem se preocupar com deployments, manutenção e atualização de servidores, liberando-os para focar suas energias nos sistemas da operação e necessidades mais críticas do core do negócio.

O acesso à Internet pela população brasileira atingiu a marca de 90% dos lares, ou seja, 65,6 milhões de domicílios conectados. O consumo de conteúdo é uma estratégia fundamental de impacto na população e tornar isso possível para empresas de qualquer porte e segmento faz parte da missão do Starlight, reforça Lucas.

Sobre o Starlight:
O Starlight é um CMS headless (desacoplado, em tradução livre), uma plataforma SaaS de backend robusta e flexível para construção de sites e aplicações digitais, que permite criar conteúdo em apenas um lugar e mantê-lo atualizado em todas as aplicações, além de oferecer uma interface fácil para gerenciar o conteúdo em tempo real. O Starlight fornece ferramentas para desenvolvedores e uma interface simples para criadores de conteúdo. Com a plataforma, é possível definir a estrutura do conteúdo de uma aplicação sem código em minutos e construir  frontends usando qualquer ferramenta e linguagem de programação, conferindo liberdade criativa nos processos de design e desenvolvimento de aplicações. O Starlight pode ser usado por quem deseja desenvolver um projeto em modelo “in house” ou em parceria com uma agência de desenvolvimento.

Facebook
Twitter
LinkedIn