Startup desenvolve sistema de estacionamento rotativo digital

Conseguir uma vaga para estacionar é um problema recorrente nas cidades de todo o país. Com o aumento constante do número de veículos, não há vagas suficientes para atender os motoristas que circulam pelas ruas, e, somado a isso, a maioria das cidades não possui uma gestão eficiente do estacionamento rotativo. Foi pensando nisso que os sócios Júlio Figueiredo e Tarcizo José, da TI.MOB Tecnologia e Mobilidade, desenvolveram o rotativo digital, a primeira solução 100% informatizada para esse mercado.

Além de inovadora, a solução proporciona total comodidade e praticidade aos usuários. “O ponto de partida foi criar algo tão simples quanto vender uma recarga de celular. A diferença é que em vez de comprar créditos para o telefone, o usuário compra para o seu veículo”, exemplifica o sócio Júlio Figueiredo. A oportunidade de negócio surgiu em 2012 ao visitar uma cidade que há dois anos não comercializava o rotativo. “A maioria das cidades não faz uso do rotativo, pois além de ser muito manual tem enorme possibilidade de fraude e difícil gestão”, explica o sócio.

A funcionalidade é simples.  Primeiro, o usuário deve adquirir um adesivo nos pontos de venda espalhados pela cidade, como bancas, bares, farmácias e padarias; credenciar a placa do veículo e ativar o adesivo para uso. Em seguida, basta afixar o adesivo no vidro dianteiro do veículo e, a partir daí, comprar créditos e ativá-los sempre que estacionar nas vagas de rotativo.

Segundo o sócio, a empresa possui convênio com mais de 500 mil estabelecimentos comerciais. Além disso, os usuários podem comprar e ativar créditos de diversas maneiras. “Pelos pontos de venda, pela internet, pela central de atendimento e pelo aplicativo desenvolvido para android e iOS, como for mais fácil”, explica Júlio.

A fiscalização é feita por agentes de trânsito por meio de aplicativo para smartphone, que realiza a leitura do código de barras no adesivo e verifica se o veículo tem crédito ativo e situação regularizada para permanecer estacionado. A solução já pode ser comercializada e está em funcionamento na cidade mineira de Visconde do Rio Branco.

A TI.MOB participa do grupo de Mobilidade Urbana do Sebraetec, programa do Sebrae que visa incentivar as micro e pequenas empresas a investirem em inovação. Ao todo, foram R$150 mil em recursos destinados pelo programa, além de rodadas e encontros de negócios, missões empresariais, palestras e treinamentos. “O apoio do Sebrae foi fundamental para o desenvolvimento do nosso projeto. A presença em workshops nos aproximou de empresários e de gestores de municípios mineiros. Com o incentivo da instituição melhoramos e aperfeiçoamos nossa solução”, relata Júlio Figueiredo.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn