Rodada follow-on da startup que triplicou de tamanho em um ano teve coparticipação da Poli Angels, Uni Angels e Prana Capital. Valor será usado para atingir break even e abrir caminho para uma série A
A CapTable, plataforma de investimentos em startups, anuncia mais uma conclusão de rodada de investimentos. Desta vez, trata-se de um empreendimento digital que participa pela segunda vez de uma plataforma, o que também é conhecido pelo mercado como follow-on: a E-comprei – startup que viabiliza compra e venda inteligente, econômica e conveniente do portfólio de beleza e higiene para pequenos lojistas – que recebeu R$765.000,00 em aporte.
A rodada follow-on, realizada pela startup de São Paulo (SP) via CapTable, atraiu 207 investidores, além de contar com coinvestimento da Poli Angels, Uni Angels e da Prana Capital.
Em dezembro do ano passado, a E-comprei realizou sua primeira captação via Captable. Com o dinheiro, conseguiu saltar de 444 para 885 clientes, viu seu GMV crescer de R$500mil para R$1,6mi mensais e desenvolveu uma tecnologia proprietária.
De acordo com Vinícius Hilkner Oliveira, CEO da e-comprei, a startup atingirá break even e com os recursos deste follow-on pretende ampliar suas fontes de receita.
“Pretendemos investir no desenvolvimento de uma vertical financeira e um SaaS White Label para distribuidoras como meios de acelerar essa nossa meta de atingirmos o nosso ponto de equilíbrio. Triplicamos nosso tamanho em 12 meses e conseguimos chegar a mais de 203 cidades no Estado de São Paulo”, pontua Vinícius.
Mercado de beleza e higiene
O mercado de beleza brasileiro, o quarto maior do mundo, é responsável por movimentar mais de R$ 62 bilhões anualmente. O setor de perfumaria e farmácia representa 40% desse montante.
No entanto, este mercado ainda sofre com amarras causadas pela pulverização dos players: são mais de 100 mil perfumarias e farmácias, 3 mil indústrias e 2,5 mil distribuidoras. Foi observando e vivendo no mercado que o CEO da E-comprei identificou a necessidade de criar uma ferramenta que otimizasse toda a cadeia.
“Ao atuar no marketing da P&G e gerenciando a linha da Pantene, notei que o mercado ainda tinha uma dor muito grande no que tange o atendimento aos pequenos lojistas. E conhecendo o tamanho do mercado, com mais de 100 mil perfumarias e farmácias espalhadas pelo Brasil, concluí que era hora de desenvolver a startup para que essa dor fosse sanada”, explica o CEO.
Para o cofundador da Captable, Guilherme Enck, por se tratar de um mercado gigantesco, além de um modelo de negócio consolidado e executado pela E-comprei, trouxe uma maior segurança aos investidores nesta nova oportunidade de captação.
“Ter um follow-on bem sucedido é sinal de prestígio de uma startup junto aos investidores da Captable. A leitura que podemos fazer quando uma segunda rodada acontece é que o trabalho está sendo acompanhado e bem avaliado pelos investidores que participam da Captable a tal ponto que quando surge uma nova oportunidade de investimento, nossa base aproveita porque as perspectivas são ótimas”, explica Enck.
Modelo de negócio
O modelo de negócio da e-comprei é um marketplace B2B criado para viabilizar a compra e venda inteligente, econômica e conveniente do portfólio de Beleza e Higiene para pequenos lojistas. Ou seja, o pequeno empresário se cadastra no site e o próprio sistema aprova seu cadastro instantaneamente e, assim, ele está apto a comprar.
Com o propósito de oferecer competitividade para o pequeno lojista – com conveniência – o lojista pode comprar todos os produtos de sua loja de perfumaria em um só lugar, de forma rápida e barata.
Já para os distribuidores, Atacados e Indústrias – aumenta-se sua capilaridade, chegando assim em lojas que ainda não vendiam.
Sobre a Captable – Em operação desde julho de 2019, a plataforma de investimentos coletivos – a maior desse tipo no Brasil – é um dos produtos da Captable no mercado de investimentos em startups. Hoje, a Captable disponibiliza todo o seu conhecimento para selecionar startups e gerar para elas conexões com diversos tipos de investidor – além do varejo, conectando-as com empresas, aceleradoras, grupos de anjo e fundos de investimento.
Desde a sua criação, a Captable conquistou a confiança de mais de 6.500 investidores ativos que aportaram mais de R$80 milhões em startups como Alter (fintech), Trashin (cleantech), Hiperdados (proptech/SaaS), Finansystech (Open Finance as a Service), payfy (fintech), Easy B2B (B2Baas), Quadrado Express (retailtech), LeCupon (fintech), Weex (fintech/traveltech), Essent Agro (fintech/agrotech), Veriza (fintech), Food To Save (Foodtech), Health ID (healthtech) e outras.