Startup mineira se destaca no Vale do Silício

Uma empresa de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, acaba de conseguir um feito inédito. Chamar a atenção da Universidade de Stanford, berço acadêmico do Vale do Silício (EUA). É que a universidade, considerada a casa de gigantes da tecnologia, decidiu estender, pela primeira vez, seu o Programa de Inovação e Empreendedorismo à América Latina.

Ao todo 25 empresas mineiras foram selecionadas e o Netviagem, primeiro e maior portal de vendas de passagens rodoviárias do Brasil, se destacou como uma das startups mais bem avaliadas.

O Stanford – Brazil Innovation and Entrepreneurship Program, foi realizado no final do ano na Stanford School of Engineering, na Universidade de Stanford, onde nasceram empresas como HP, Cisco, Nvidia e Google.

Resultado de uma parceria inédita entre Governo do Estado de Minas Gerais, Sebrae-MG e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o objetivo foi ampliar a competitividade das empresas mineiras do setor de Tecnologia da Informação (TI), proporcionando conhecimentos sobre inovação, modelos de negócios e ferramentas de empreendedorismo, incluindo conceitos de estratégia de globalização até práticas de financiamento por meio de capital de risco.

Segundo Alberto Graciano, CEO do Netviagem: “Estar em Stanford é um sonho de qualquer empresa da área de tecnologia. Imergimos no universo do Vale do Silício e aprendemos com professores que são referência em nosso meio, Tina Seelig, Geoffrey Moore, premiados autores e pesquisadores. Vimos como funciona a indústria da inovação e como são focados em entender as demandas e criar produtos focados em gerar valor para os clientes. Ficamos muito satisfeitos por termos sido avaliados pelos professores de Stanford e ficado entre os melhores projetos.”, conta.

O estado de Minas Gerais foi escolhido para a parceria em virtude do setor de TI reunir mais de 6 mil empresas ( 8% do total nacional), empregar aproximadamente 55 mil pessoas, além de gerar uma receita líquida de R$ 3,7 bilhões/ano.
Foram quatro fases: capacitação à distância, módulo em Stanford, monitoramento (quatro semanas) e módulo em Belo Horizonte.

Resultados

O Netviagem, como um dos destaques do programa, recebeu um aporte de R$90 mil para investir em inovação. Valor que chega num momento histórico da empresa que acaba de completar 3 milhões de passagens vendidas por meio de sua plataforma.

Netviagem

O Netviagem é o primeiro e maior portal de vendas de passagens rodoviárias do Brasil. A empresa tem hoje mais de 1 milhão de clientes cadastrados e de 3 milhões de clientes transportados. Volume que cresce a cada semestre. Só nos últimos três anos houve um aumento de 160% no número de empresas de ônibus que utiliza o Netviagem para comercializar passagens.

Para o cliente, significa praticidade, segurança e a garantia do melhor preço do mercado na internet. Por meio do portal é possível escolher os melhores horários, poltrona preferida, e realizar o pagamento com cartão de crédito em ambiente seguro, com a retirada da passagem minutos antes do embarque.

Para as empresas de ônibus, maximiza as vendas ao comercializar passagens via internet num sistema que é integrado ao próprio site da companhia.

A empresa pertence a G&M Soluções, uma empresa brasileira do ramo de tecnologia da informação que há mais de uma década desenvolve soluções para o setor de transporte de passageiros de ônibus.

Facebook
Twitter
LinkedIn