Transformar uma ideia em um produto ou serviço leva tempo e dinheiro. Entretanto, de nada adianta uma ideia genial ou uma tecnologia inovadora se elas não resolvem um problema real dos consumidores. É por isso que muitas empresas estão aderindo ao Proof of Concept Design (PoC Design). Trata-se de um laboratório experimental, com a utilização desta prova de conceito, para testar projetos e avaliar não apenas a sua viabilidade técnica, mas principalmente se os usuários desejam a solução e se estão dispostos a pagar por ela, antes de colocá-la no mercado.
A Action Labs, empresa paranaense que trabalha com uma metodologia de modelagem de negócios, produtos e serviços inovadores, desenvolveu uma metodologia própria para testar a viabilidade e aceitação de um produto no mercado, o PoC Design. Na avaliação de Paulo Renato Oliveira, diretor criativo da Action Labs, o produto ou serviço inovadores não surgem nas empresas com processos tradicionais. “A inovação não é um momento de genialidade, mas um resultado de uma postura de negócios e de processos que tornam a empresa ´fértil` para inovação. É preciso criar rotinas e procedimentos que colocam a inovação no dia a dia da empresa. A experimentação, rápida e com custo relativamente baixo, pode virar uma rotina de negócios para empresas de todos os portes”, comenta.
O processo de aplicação do PoC Design para um negócio leva, em média, entre 21 e 45 dias, dependendo da complexidade e desenvolve-se em cinco etapas:
1.Imersão
É a fase da observação, do entendimento do projeto e pesquisa com consumidores. O primeiro passo é realizar uma profunda entrevista com quem seria o usuário do produto. As respostas e os insigts referentes a comportamento e reações geram um Mapa de Empatia, que consiste em reconhecer quem é o entrevistado. Esta etapa permite desenhar a jornada do usuário, contendo os pontos de contato, relacionamento, ações, intenções e reações em cada etapa do processo em que o consumidor estará em atividade com a solução ou produto oferecidos.
2.Ideação
É a etapa de geração de alternativas para os problemas apontados na fase da imersão.
Durante a ideação, a proposta é pensar fora da caixa, apresentando ideias sem julgamento e sem limites, para que funcionem como dicas de insights coletivos.
3. Priorização
Nesta etapa, há a concentração de esforços para a resolução dos problemas. Uma ideia mais objetiva possibilita uma mensuração mais precisa dos resultados. Saber o que não fazer é tão importante quanto saber o que fazer.
4. Prototipação
Mais importante do que provar seu funcionamento, um protótipo de PoC deve trazer respostas. O consumidor realmente está disposto a adotar esta solução? A pagar por ela? Vai utilizar o produto no seu dia a dia? Qual o modelo de negócios mais adequado?
5. Teste
É a fase em que todas as ideias são colocadas à prova, não esperando que elas estejam certas, mas que levem mais perto da verdade. Os testes em uma Prova de Conceito devem ser sempre considerados como meio do caminho, e não fim. Idealmente estruturados em ciclos, os testes devem gerar feedback considerando o caráter evolutivo do projeto. O retorno do teste deve ser de “próximos passos” e não de “deu certo” ou “deu errado”.