Startup vê faturamento crescer alocando Tech Recruites para empresas de tecnologia

tecnologia

 

Uma das profissões mais quentes do momento, esse tipo de profissional é fundamental para atrair bons candidatos para as vagas certas de tecnologia abertas no mercado

Está cada vez mais difícil encontrar bons desenvolvedores e profissionais de TI no mercado brasileiro. Essa é uma reclamação muito constante em empresas, sejam startups, techs ou mesmo de maior tempo e tamanho de mercado.

Uma recente pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) projeta que para 2025 haverá um déficit de quase 800 mil profissionais nesse mercado, tamanha a demanda versus quantidade de bons profissionais.

Esse cenário aqueceu outro tipo de profissão atrelada ao mercado de TI: a de Tech Recruiter. De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, a partir da própria base de dados da plataforma, essa foi a profissão que mais está em alta no momento.

“Um Tech Recruiter tem a função de atuar junto das empresas de tecnologia na busca pelos profissionais que melhor possam se enquadrar dentro do ecossistema dessa empresa, buscando reduzir ‘erros’ na hora de contratar o melhor profissional para uma vaga em aberto”, diz Frederico Sieck, CEO da Koud, empresa que se especializou em alocar profissionais e treinar profissionais de tech recruitment.

Sieck explica que esse é um círculo vicioso. Da mesma maneira como contratar um desenvolvedor e um programador com o match ideal pode ser complicado, selecionar um Tech Recruiter capacitado e com know-how de mercado é fundamental para o sucesso da empreitada.

Foi exatamente essa situação que levou a Koud a se focar e se especializar tanto na formação e capacitação desse tipo de profissional, como também em fornecer o serviço de alocação dele.

Quando uma empresa de tecnologia precisa de um tech recruiter, eles entram em contato com a Koud, que vai estudar o case dessa empresa e alocar o profissional mais adequado para esse nicho. O recrutador passa então a trabalhar junto do RH da empresa contratante, entendendo tanto das vagas que estão disponíveis, o perfil de candidato preferido e se existe um fit cultural entre o profissional e a empresa.

Esse fit cultural é uma das peças-chaves. Com o aumento de vagas, os desenvolvedores acabam, por muitas vezes, “leiloando” seu emprego, seja em busca de maiores salários, oportunidade de trabalho remoto full time, benefícios e vantagens, esquecendo-se de construir uma carreira mais sólida ou mesmo crescer com uma empresa de tecnologia promissora.

Por isso, com o Tech Recruiter, as chances de mostrar quais são os benefícios em se conectar com aquela vaga e como será a jornada fazem toda a diferença. “Como ambos falam a mesma língua, a assertividade é muito maior, chegando a ter um aumento de 30% a 40% no sucesso das entrevistas e permanência dos candidatos na vaga”, ressalta Sieck.

Com essa modalidade de alocação de profissionais, a Koud viu seu faturamento aumentar em 22%, muito em função da forma como ela é ágil em entender e implementar a metodologia correta de acordo com a demanda.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn