Com apoio da ApexBrasil, 13 empresas selecionadas pelo Programa Startup OutReach realizarão intensa agenda em busca de parceiros no sudeste asiático
Apesar de ser uma pequena cidade-estado, Singapura tem uma influência global desproporcional à sua dimensão geográfica. Centro comercial e financeiro, o mercado é reconhecido pelo ambiente de negócios favorável, especialmente para empresas de tecnologia. Na busca por essas oportunidades, 13 startups brasileiras selecionadas pelo Programa Startup OutReach Brasil realizam missão de internacionalização para a ilha.
Entre os dias 25 de outubro e 3 de novembro, as empresas participarão da fase de imersão do ciclo do Programa promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com diferentes instituições do governo. A agenda em Singapura inclui seminários, sessões de networking, apresentação de pitches para investidores e potenciais parceiros, e participação na Singapore Week of Innovation and Technology (SWITCH), principal feira de tecnologia da região.
Após meses de preparação e treinamento online oferecidos pelo Programa, a missão de imersão é uma oportunidade única para empresas brasileiras acessarem mercados em crescimento e construírem parcerias estratégicas na Ásia. O objetivo da iniciativa é fortalecer as relações comerciais entre o Brasil e Singapura, promovendo o setor de tecnologia brasileiro na região.
Um dos destaques da agenda é o “Demo Day”, que será realizado no dia 27 de outubro, quando as empresas brasileiras apresentam seus pitches a potenciais parceiros de negócios. O evento reúne investidores locais e players estratégicos do ecossistema. Além disso, entre 31 de outubro a 2 de novembro, as empresas participarão da SWITCH, o maior evento anual dedicado a startups no sudeste asiático. Em um estande do Brasil, oferecido pela Embaixada brasileira em Singapura, as selecionadas terão espaço para exibir suas soluções, em um ambiente propício para networking.
Preparação para expandir
Dentre as 13 startups selecionadas para a missão em Singapura, estão empresas veteranas no Programa, como a Fastdezine, que vai para o quinto ciclo de participação no Startup OutReach, e novatas, como a Desbrava, que inaugura nesta edição seu plano de internacionalização. Independentemente da experiência acumulada, um fator primordial na preparação para uma missão de expansão internacional é a busca ativa por contatos no mercado-alvo.
O Startup OutReach oferece gratuitamente para as empresas participantes o serviço de matchmaking com possíveis clientes no local, mas nada substitui a prospecção ativa das empresas por parcerias. Afinal, internacionalizar seu negócio exige planejamento e dedicação.
Úrsula Aleixo, CEO da Fastdezine, startup especializada na entrega de peças de comunicação e marketing sob demanda, destaca que o retorno com as missões é muito maior quando há investimento no estudo do mercado e no engajamento com os players locais. A estratégia dela este ano foi contatar com antecedência parceiros na região e analisar cuidadosamente a programação SWITCH para marcar conversas com alguns palestrantes de peso.
Mesmo antes da chegada em Singapura, Úrsula percebe a alta receptividade dos interlocutores. “Quando mostramos nosso portifólio, os olhos deles brilham em relação à qualidade das nossas entregas”, celebra.
O objetivo da empresa, que já atua em 15 países, é oferecer serviços para startups asiáticas, contando com o diferencial do talento brasileiro no setor de marketing. Com os ajustes necessários para adaptar o negócio às exigências e particularidades do mercado, a Fastdezine quer contribuir para levar a criatividade brasileiro para o mundo.
Já a Desbrava, startup que fornece direcionamento de redes sociais para micro e pequenas empresas, busca começar a trajetória de internacionalização pela Ásia. O CEO Paulo César Pereira conta que a ideia do negócio surgiu justamente quando ele teve a oportunidade de estudar em Singapura. Agora, ele aproveitará os contatos já estabelecidos para transformar o país em hub para a empresa. “Ir para um outro país requer muito cuidado, muitas reuniões, apresentações e, sobretudo, muito tempo. É preciso ter um planejamento definido”, alerta.
Com base em cruzamento de dados, inteligência artificial e analytics, a Desbrava é uma ferramenta para empresas de menor porte conseguirem aumentar sua presença digital. Elas recebem pelo whatsapp orientações sobre qual o melhor canal, formato e horário para os posts.
Paulo César relata que tem estudado as oportunidades de mercado e percebeu na Indonésia um terreno fértil para a startup, já que lá há um grande número de pequenos negócios, alta taxa de digitalização e de uso do whatsapp comercial. O objetivo da empresa é instalar-se em Singapura para alcançar o mercado indonésio. “Normalmente o empresário vai para a missão para descobrir um caminho. A gente está indo com um propósito muito definido”, destaca.
Singapura na vanguarda tecnológica
Com sua ênfase na pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura de qualidade e foco estratégico em tecnologia, o Singapura oferece oportunidades significativas para as empresas de tecnologia brasileiras. O Índice Global de Inovação 2023 classificou o país como o mais inovador na Ásia, e quinto no mundo.
Singapura ainda oferece vantagens únicas para empresas de tecnologia: o governo fornece apoio financeiro, subsídios e programas de colaboração, além de uma infraestrutura desenvolvida para instalação de novas startups. O país prioriza setores estratégicos, como agritech/foodtech, cidades inteligente, saúde e biomedicina/healthtech, energia limpa, indústria digital, indústria eletrônica e indústria 4.0.
Outro fator importante é o programa de co-inovação internacional promovido pela Agência Enterprise Singapore, que busca fortalecer a colaboração entre empresas locais e internacionais no desenvolvimento de tecnologia e inovação. Além disso, o visto de trabalho EntrePass permite que empreendedores estrangeiros qualificados iniciem e operem negócios inovadores em Singapura.
Empresas selecionadas
JettaCargo – Oferece soluções de logística e transporte de cargas. Por meio de sua plataforma online, eles conectam empresas que precisam enviar mercadorias a uma ampla rede de transportadoras especializadas. Com uma abordagem tecnológica inovadora, a JettaCargo promove uma entrega mais segura e rápida para todo o Brasil.
Fine Instrument Technology – Empresa que utiliza a tecnologia de ressonância magnética nuclear no domínio do tempo – DT-NMR – que atua no nível nuclear da amostra, analisando a quantidade de óleo, por exemplo, que a amostra possui e, assim, em menos de 60 segundos, é possível obter o resultado desejado.
Bykonz – Empresa concentra dados confiáveis de ativos marítimos em uma plataforma simples, prática e intuitiva para todos os stakeholders da indústria marítima, através de telemetria, IoT e indústria 4.0.
Trakto – Fundada em 2013, a Trakto começou como um aplicativo para profissionais orçarem serviços. Percebendo que mais difícil que montar um orçamento, era vender de forma profissional, em 2015, os fundadores tornaram a Trakto um editor para a criação de materiais de marketing.
Yosen – Startup de base tecnológica que desenvolve sistemas inteligentes de entrega de bioativos por meio de nanotecnologia para o produção de suplementos vitamínicos e cosméticos inovadores, os produtos combinam nanotecnologia e sistemas de entrega de lipídios, utilizando apenas ingredientes naturais e um processo sustentável.
Cognisigns – O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um desafio para muitas famílias. A Cognisigns ajuda a identificar o transtorno com sua plataforma V.E.R.A. (Virtual Empathic Robot Assistant). A ferramenta facilita o diagnóstico e auxilia profissionais de saúde e educação por meio de um chatbot capaz de realizar triagem digital.
Navalport – Oferece o Port Insight, plataforma inteligente de gerenciamento de hidrovias que integra programação de navios, estações e notificações com grupos de partes interessadas para fornecer conhecimento, em tempo real, do status dos estágios operacionais, automaticamente, para toda a comunidade portuária.
EletroBlocks – Startup que facilita o ensino de programação e robótica. A empresa usa blocos magnéticos que permitem a exploração de circuitos elétricos de forma divertida, fácil e segura. Escolas e pais podem estimular seus filhos e alunos a criar e aprender com tecnologia, sem riscos e sem a necessidade de materiais auxiliares.
Fastdezine – Entrega peças de comunicação on-line e off-line sob demanda para departamentos e agências de marketing corporativo, expandindo a capacidade de produção e o conhecimento da equipe de design e programação.
Desbrava – Possui uma solução para micro e pequenas empresas que fornecem planejamento estratégico e direcionamento para redes sociais, através de IA e analytics. A startup monitora os resultados, comparando com outros concorrentes, para que tenham uma presença digital clara e precisa.
BioUs – Biotech que trabalha com uma plataforma tecnológica focada na produção de biopolímeros a partir dos resíduos da produção aquícola intensiva e agroindústria, gerando produtos alinhados com nanopartículas e o ecossistema ESG.
Ris3d – Nasceu com uma patente internacional de inovação. A startup resolve problemas de documentação obsoleta por meio de digitalização industrial, emitindo documentos confiáveis conforme construídos em campo. Também possui simuladores ultrarealistas em VR para otimizar tempo e custos com treinamentos de equipamentos complexos.
Netconv – Oferece um software para gestão de perecíveis para Darkstores. Com precificação antirresíduos (ESG), a startup informa o prazo de validade em tempo real nos marketplaces, focando na transparência e eficiência no comércio online.
Startup OutReach Brasil
O Startup OutReach Brasil é um programa de internacionalização e apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
Criado em 2017, o programa já passou por Buenos Aires, Paris, Berlim, Miami, Lisboa, Santiago, Toronto, Boston, Xangai, Nova York, Bogotá-Medellín, Chicago, Madri-Barcelona e Singapura. Atendeu quase 300 startups e gerou mais de US$ 25 milhões em negócios.