Uma plataforma online, no qual o público são alunos que estão se preparando para entrar nas melhores universidades do país e podem fazer simulados de acordo com a sua área de interesse, saber seus pontos fracos e fortes e ainda terem a chance de ganhar bolsa de estudos em uma escola particular, caso sejam bem classificados. É essa a ideia geral do Software Zeus, criado por três empreendedores da Web Scientia e classificado para o Salão Nacional da Inovação – Rio Info 2014, realizado em setembro.
Os empreendedores são os criadores de três sites específicos para quem está tentando uma vaga em uma universidade: Rumo ao ITA, Futuro Militar e Projeto Medicina. A ideia era atender os alunos que não têm condições de pagar um cursinho preparatório, mas os projetos cresceram e, hoje, atendem também a outros alunos. Os sites contêm material didático, dicas de estudo, artigos relacionados às áreas específicas de interesse, depoimentos de quem foi aprovado, entre outros tópicos.
A plataforma Zeus é nova, foi criada em julho, mas já é sucesso de acessos e conta com o apoio de vários colégios, que elaboram as provas e premiam os melhores alunos. O público-alvo são os próprios alunos que já acessam os outros sites da empresa – cerca de 250 mil por mês. “É um produto pro-público que a gente já tem”, explica Julio Alfredo Moreira Sousa Junior, de 26 anos, um dos sócios da Web Scientia e também um dos criadores da plataforma. Os demais sócios são Rafael Prudente Mamare, 26, e José Adenaldo, 25.
Segundo Julio, a ideia surgiu de pesquisas que eles fizeram com os próprios usuários dos sites da Web Scientia. “Percebemos que o aluno não sabe o que estudar. A plataforma Zeus surgiu para ajudar nesse aspecto. No caminho, vimos também que tínhamos como cliente também, o colégio, que tem interesse em encontrar bons alunos”, detalha.
O projeto faz parte do Programa de Incubação de Empresas (Proine) da Universidade Federal de Goias (UFG), que tem parceria com o Sebrae Goiás. Julio destaca o apoio do Sebrae para a viabilização do projeto. Ele e os sócios fizeram o Empretec – seminário que desenvolve as habilidades empreendedoras. “Na época, estávamos criando a nossa empresa e, por sermos três inovadores da área de computação, não entendíamos muito de gestão. Por isso, o curso foi de extrema importância para nós”, conta Julio.
Salão
O empreendedor acredita que o projeto tenha sido selecionado para a apresentação no Salão Nacional de Inovação pelo grande número de acessos ao site e também pela tecnologia de ponta utilizada. “É um sistema que, no futuro, poderá até gerar um horário de estudos automaticamente para o aluno que acessa. Como se ele tivesse um professor particular ao lado.”
Por enquanto, a plataforma ainda não está disponível o tempo todo, só durante o período dos simulados agendados. Mas o projeto para 2015 é deixar simulados sempre disponíveis e poder disponibilizar uma ferramenta para comparar o desempenho de quem faz os testes com todos os alunos do Brasil que realizarem o mesmo simulado e que estiverem interessados na mesma área que ele. “Queremos que o Zeus tenha um gráfico de desempenho de cada aluno, separado por área e por assunto.”
Serviço:
www.sistemazeus.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800