Segundo pesquisa da IPM Sistemas em mais de 250 cidades, as solicitações de serviço por celular cresceram 350% entre janeiro e julho deste ano em comparação com 2020.
Nos primeiros sete meses deste ano, moradores de mais de 250 cidades dos estados do Sul, Minas Gerais e São Paulo fizeram 38 milhões de solicitações de serviços on-line. O número é 37,84% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior e considerando apenas os meses de abril a julho, o crescimento foi de 50,3%. Os dados são de levantamento feito pela IPM Sistemas, empresa que desenvolve sistemas de gestão em nuvem para o setor público.
O uso do celular como canal de acesso a serviços públicos registrou crescimento expressivo: o número de solicitações encaminhadas pelo aplicativo desenvolvido pela empresa cresceu 351,3% entre janeiro e julho deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. “O mobile veio para ficar também no setor público. Não há como ignorar a praticidade do acesso a grande número de serviços de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um equipamento que está nas mãos de quase todo brasileiro”, diz Juliano Carneiro, coordenador de marketing da IPM Sistemas.
Atualmente, quase tudo pode ser solicitado pela internet, da retirada de carnê do IPTU, alvarás, pagamento de taxas, entre outros dados da administração pública. Entre janeiro e julho, foram enviados mais de 5,3 milhões de comunicados aos cidadãos via email ou push do aplicativo, um aumento de 33,8% em relação a 2020. As informações, disparadas automaticamente pelo sistema de gestão dos municípios, permitem que o usuário seja informado de mudanças no status de sua solicitação.
“A tecnologia aumenta a velocidade da resolução dos problemas dentro dos órgãos públicos e, ao mesmo tempo, permite que o cidadão acompanhe o que está ocorrendo”, diz Carneiro.