Clube dá descontos a usuários influentes do Instagram

Usuários do Instagram com mais de dois mil seguidores podem usufruir de benefícios exclusivos em diversos estabelecimentos comerciais com a simples ação de postar uma foto na rede social. Essa ideia, criada por três cariocas, os irmãos Yago e Rodrigo Lopes e Victor Sidoni, aficionadoss por redes sociais e com vontade de empreender, deu origem ao Status Club, primeiro clube de benefícios para os usuários da rede.

O associado que visitar os locais parceiros e postar uma foto, realizando o chamado “check in”, tem direito a descontos exclusivos, podendo atingir até 100% de redução em uma visita. Em dois meses de atividade, o Status Club já conquistou 500 associados e 60 empresas parceiras no Rio de Janeiro. O plano é expandir para todo o Sudeste ainda este ano e todo o País em 2016.

A grande vantagem para os estabelecimentos comerciais que participam do Status Club é ser indicado de forma instantânea, natural e orgânica pelos usuários da plataforma e, assim, aumentar sua visibilidade e credibilidade. Dezenas de restaurantes, bares, boates, clínicas de estética, academias, esportes radicais, entre outros locais fazem parte da lista de parceiros do clube. Para tirar a ideia do papel os sócios investiram R$ 120 mil e esperam faturar cerca de R$500 mil ainda este ano.

Tudo começou quando Rodrigo conheceu uma empresa que tinha como foco ser um clube de benefícios exclusivo para pessoas da classe alta da sociedade: somente os que possuíam renda de mais de R$ 25 mil por mês podiam entrar. Ao comentar sobre a empresa para seu irmão Yago, a ideia de participar de algo realmente exclusivo ficou soando na sua mente. Ele, que era ator, resolveu apostar na criação de um clube exclusivo para o meio artístico.

Os irmãos acreditaram que de alguma forma atores e modelos poderiam ser interessantes para estabelecimentos comerciais, mas não sabiam exatamente como. Após uma pesquisa de mercado, perceberam que nem todos os atores e modelos tinham Instagram e que existiam diversas áreas em que essas pessoas eram influentes. Assim, o modelo de negócio começou a ser desenhado: criar um clube que reunisse todas as pessoas formadoras de opinião nesta rede social. E se essas pessoas publicassem uma foto, marcando checkin, seria uma forma de “aprovar o estabelecimento”.

Depois de formulada a ideia do negócio, os irmãos precisaram se unir com alguém que sabia fazer o que eles não sabiam: vender. Foi quando apresentaram a ideia para Victor Sidoni, em fevereiro de 2014, e suas vidas mudaram de direção. “Nossa base é triangular, temos três pontas: tecnologia, parceiros e associados. Então, investimos em tecnologia, para desenvolver todo o sistema complexo que controlasse automaticamente todas as publicações no Instagram feito pelos nossos associados e investimos em credenciamento de estabelecimentos parceiros”, conta Rodrigo. Para captar associados, os sócios não precisaram investir tanto, pois os primeiros já divulgavam o clube espontaneamente: cada participante recebia um cartão do clube em casa e a maioria o publicava no Instagram.

Para Victor Sidoni, a principal lição aprendida até agora sobre empreendeder é que é necessário começar. “Percebemos que tudo é questão de começar. Talvez não aconteça da forma que se espera, afinal estamos em um mercado onde tudo pode mudar em um minuto e precisamos estar preparados para isso, ser flexível e desapegado o suficiente para moldar a empresa e a ideia de acordo com o que o mercado quer”, destaca.

Os sócios planejam em breve expandir os negócios para São Paulo, primeiramente. Até agora, dezenas de estabelecimentos dos mais diversos setores já entraram em contato para se integrarem ao Status Club. Além disso, a empresa tem associados espalhados por todo o Brasil.”Todo lugar existe formadores de opinião, toda escola existe a menina popular, todo time de futebol existe um líder. Assim como em todo lugar existem estabelecimentos bacanas e bem frequentados que valorizam essa propaganda boca a boca, por isso nosso plano é a expansão comercial em todo o Brasil”, afirma Sidoni.

 

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