Kapitale é reconhecida como a solução de crédito mais inovadora das Américas

A solução ‘Pague com Kapi’ foi vencedora do Global SME Finance Awards na categoria Produto Inovador do Ano em 2025

A fintech de crédito Kapitale é a grande vencedora das Américas do Global SME Finance Awards 2025, premiação anual do SME Finance Forum – rede criada pelo G20 e administrada pela International Finance Corporation (IFC) e Banco Mundial. A solução Pague com Kapi, que disponibiliza às pequenas e médias empresas a antecipação de recebíveis sem taxa de juros, foi reconhecida na categoria Produto Inovador do Ano. Nos últimos 2 anos, mais de 400 empreendimentos foram beneficiados pelo recurso.

Além de posicionar o Brasil como referência em inovação e soluções financeiras, o reconhecimento à Kapitale abre portas para a democratização em um dos produtos de crédito mais utilizados por pequenas e médias empresas: a antecipação de recebíveis em vendas com cartão.  Um estudo da Febraban mostra que os adquirentes independentes cobram, em média, taxas 3,2 vezes superiores às praticadas pelos bancos tradicionais. Em modelos de antecipação automática, os encargos anuais podem ultrapassar os 130%, mesmo quando o risco de crédito é praticamente nulo.
“Esses dados evidenciam um sistema que pune quem mais precisa de capital. Pequenos empreendedores pagam juros de três dígitos apenas para repor o estoque e manter o negócio girando. Compreendendo a problemática dessa realidade, desenvolvemos uma solução que muda essa lógica:  transformamos os próprios recebíveis em meio de pagamento, sem juros, sem fricção e com liquidez imediata. É assim que promovemos o poder de compra e o fôlego financeiro às PMEs”, explica Anderson Pereira, fundador e CEO da Kapitale (foto em destaque).

A INOVAÇÃO

O executivo conta que a ideia do Pague com Kapi surgiu em sua tese de mestrado no MIT (Massachusetts Institute of Technology). “À época, pesquisava sobre soluções de crédito que pudessem escalar de forma sustentável pequenas e médias empresas. No Brasil, essa categoria representa 90% dos negócios, responde por 30% do PIB e gera 60% de todos os empregos, de acordo com dados do Sebrae. Ainda assim, esse grupo acessa apenas 20% do crédito disponível e enfrenta a 4ª maior taxa de juros do mundo, segundo o Banco Central e o Banco Mundial, respectivamente”, reflete Pereira.

A partir de estudos e da constatação da insegurança financeira, o executivo se debruçou no lançamento do serviço que conecta toda a cadeia do varejo por meio da antecipação de crédito. “Ao invés de navegar por sistemas complexos, obter requisitos de garantia ou aguardar dias pela aprovação de uma instituição financeira pelo crédito, o Pague com Kapi funciona como uma solução de capital de giro em tempo real e sem atrito, incorporada diretamente ao caixa dos fornecedores”, explica.

Os recebíveis são transformados em uma moeda de troca, apelidada de ‘kapi’ – equivalente ao real (R$). Lojistas conveniados realizam esse modelo de transações sem custo. O saldo disponibilizado passa a ser negociado com fornecedores e indústrias parceiros, permitindo, assim, o abastecimento do estoque. Estes, por sua vez, ficam com os créditos a receber diretamente com a Kapitale, viabilizando pagamentos imediatos com um deságio menor que o do mercado e respaldo contra qualquer risco de inadimplência.

“Este modelo de recebimentos como pagamento é o primeiro do gênero no país e já está transformando a forma como centenas de pequenos varejistas abastecem, crescem e competem. Ao nos integrarmos diretamente com fornecedores nos setores de saúde e cosméticos — uma escolha estratégica, visto que o Brasil é o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo —, estamos ajudando os comerciantes a dobrar sua frequência de compras, melhorar o fluxo de caixa e eliminar a dependência de credores informais com taxas elevadas. Isso não é uma melhoria incremental.
Trata-se de uma transformação fundamental da oferta de crédito para PMEs”, finaliza Pereira.

A KAPITALE
A Kapitale é uma fintech de crédito que oferece às PMEs do Brasil acesso à capital usando seus recebíveis de cartão de crédito como garantia. A fintech de crédito nasceu durante a tese de mestrado de um dos seus fundadores, no prestigiado MIT (Massachusetts Institute of Technology) e recebeu investimentos após se destacar no programa de aceleração da Harvard Business School.
Com operações no Brasil, a empresa oferece aos comerciantes a possibilidade de vender a prazo e receber os fundos no mesmo dia, além de permitir que utilizem seus recebíveis para adquirir estoque. Além disso, a fintech possui seu próprio funding para apoiar PMEs na gestão de fluxo de caixa.

Facebook
Twitter
LinkedIn