Nova plataforma da TopMed reforça gestão da saúde emocional corporativa

Ferramenta unifica mapeamento psicossocial, suporte 24h, análise de riscos, inteligência de dados e planos de prevenção para atender às exigências nas empresas (NR-01)

 

A TopMed anuncia ao mercado nacional a nova versão do aplicativo “Saúde Emocional”, solução integrada de cuidado psicológico em um momento marcado pelo aumento de afastamentos por transtornos mentais e pela atualização da NR-01, que tornou obrigatória a gestão dos riscos psicossociais em qualquer empresa com funcionários CLT.

Em 2025, a procura por atendimentos psicológicos na plataforma da TopMed cresceu 345% em relação ao ano anterior, tornando-se a especialidade mais demandada no período. O dado reforça a urgência do tema e valida o lançamento da nova versão do serviço.
A atualização responde a um desafio crescente: organizações que tentam cumprir a norma utilizando ferramentas inadequadas, confundindo rastreamento de saúde mental com avaliação de riscos psicossociais, dois processos distintos, com finalidades e obrigações diferentes.
Esse desalinhamento, somado a mapeamentos frágeis, cria ruídos e expõe empresas a riscos legais, culturais e humanos. A nova NR-01 exige medidas que vão além da promoção da saúde e integrem, também, ações de prevenção, acompanhamento prático, análise e relatórios consistentes .

“Mais do que atender a uma norma, queremos apoiar a mudança cultural dentro das empresas”, destaca Valda Stange, CEO da TopMed ( foto em destaque).

“Quando gestores têm acesso a dados qualificados e colaboradores contam com apoio constante, cria-se um ciclo virtuoso de confiança, prevenção e resultados sustentáveis. Nosso papel é oferecer uma metodologia de cuidado contínuo, capaz de
transformar dados em estratégia e estratégia em prevenção”.

 

Desafio silencioso nas empresas – Durante a live de apresentação, disponível no LinkedIn, especialistas da TopMed demonstraram como o Saúde Emocional se integra à nova NR-01. A norma determina que toda empresa com ao menos um funcionário deve identificar perigos psicossociais, avaliar riscos e suas consequências,  priorizar grupos de exposição,  implementar medidas de prevenção,  monitorar resultados e registrar dados analíticos no inventário de risco.

“Promoção de saúde e prevenção não são sinônimos”, ressalta a CEO. “Muitas organizações ainda não conseguem responder à pergunta básica de um auditor: qual medida de prevenção foi implementada para mitigar os riscos identificados? É neste ponto que a gestão precisa de suporte e a tecnologia torna-se essencial para dar consistência e precisão ao processo.”

A resposta ao mercado – O aplicativo Saúde Emocional reúne em um único ambiente todas as etapas necessárias para o cumprimento da norma, ao mesmo tempo em que fortalece políticas de ESG, cultura organizacional e cuidado corporativo.
Entre as funcionalidades presentes no aplicativo está  o Pronto Atendimento Emocional 24h, com suporte imediato, atendimento psicológico ininterrupto e acolhimento especializado para demandas emocionais de diferentes níveis de complexidade.
O Saúde Emocional também passa a contar com o Conecta Terapia, sistema inteligente que  identifica o perfil emocional do colaborador e o direciona para o tipo de atendimento mais adequado, oferecendo continuidade terapêutica.
O serviço incorpora ainda o Mapeamento de Saúde Mental, capaz de avaliar padrões comportamentais, estados emocionais e fatores de risco psicossocial, com resultados disponibilizados na hora ao colaborador e empresa, auxiliando na implementação de ações preventivas e na tomada de decisões baseadas em dados.
Os colaboradores têm acesso à Trilha de Orientação, com temas centrais organizados por conteúdos de vídeo, texto e áudio, além de histórico de atendimentos e indicadores emocionais.
NR-01 como oportunidade de transformação – Valda Stange reforça que a nova plataforma foi desenvolvida não só para atender a legislação, mas para criar ambientes emocionalmente sustentáveis, que reduzem afastamentos, melhoram o clima organizacional e fortalecem lideranças.
Educação continuada – O Saúde Emocional inclui ainda iniciativas de educação corporativa, como rodas de conversa, lives e trilhas formativas para líderes. O objetivo é garantir que gestores entendam seu papel na prevenção, as condutas que devem evitar, como agir diante de crises, perdas e situações de vulnerabilidade e como promover ambientes de trabalho saudáveis e seguros.

SOBRE A TOPMED

Com mais de 19 anos de atuação, a TopMed é referência nacional em em saúde digital, gestão do cuidado e soluções tecnológicas de apoio à saúde humana. A expansão do Saúde Emocional marca mais um passo no caminho de promover uma cultura de bem-estar que coloca o colaborador no centro da estratégia empresarial, alinhada às demandas contemporâneas das organizações e às exigências normativas vigentes.

Facebook
Twitter
LinkedIn