O número de profissionais autônomos e liberais tem crescido no Brasil e, atualmente, estima-se que sejam mais de 24 milhões, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Um crescimento de 4,9% em 2019, considerado o maior da série histórica. De olho na realidade do mercado, na movimentação dos empreendedores e a necessidade de desburocratização do acesso ao trabalho, a Dooplace, plataforma gratuita de compartilhamento de espaços comerciais, surgiu como uma alternativa a quem deseja gerar renda investindo pouco e com flexibilidade, além de contar com um local privativo por um determinado período.
O processo tradicional e engessado que requer diversas garantias para locação de espaços comerciais costuma ser um entrave para a realização das atividades desses profissionais, conforme explica Everson Gauer, diretor comercial da Dooplace. “Hoje, você pode reservar estadias, carros, equipamentos e uma infinidade de coisas de forma digital e sem burocracia. No entanto, ao procurar um local para trabalhar e atender seus clientes há exigência de contrato, fiadores e depósito caução, que dificultam o acesso, principalmente, de autônomos e profissionais liberais que buscam gerar ou complementar a renda”, explica.
A solução encontrada foi conectar proprietários de espaços que estão disponíveis a profissionais interessados em reservá-los por determinados períodos. Por isso, a plataforma que tem cadastro gratuito disponibiliza opções de reserva por hora, dia ou semana com pagamento em boleto ou cartão de crédito. Além disso, é possível selecionar espaços privativos de acordo com a região da cidade, ramo de atuação e valor de interesse.
“Dentistas, psicólogos, designers, advogados e até mesmo cabeleireiros, manicures, tatuadores e esteticistas podem encontrar um local para atender clientes de acordo com o seu ramo de atuação. Pode ser uma cadeira em um consultório odontológico, uma sala exclusiva em um escritório de advocacia ou um espaço de barbeiro, por exemplo”, explica o diretor comercial.
Os preços, que chegam a custar até um quarto do valor de um coworking, e bem menos que uma imobiliária, são definidos pelos proprietários, os quais contam com seguro garantia fornecido pela Dooplace. Já na comparação com estruturar o próprio negócio, Gauer é categórico. “A economia é muito maior. No caso dos dentistas, por exemplo, somente uma cadeira odontológica custa mais de R$ 12 mil, sem os demais materiais de trabalho, o aluguel, energia elétrica e água. Todo esse dinheiro pode ser economizado, investido em outras áreas ou, até mesmo, na própria carreira”, finaliza.
Sobre a Dooplace
A Dooplace é a maior rede de compartilhamento de espaços comerciais do país, que oportuniza geração de valor em imóveis ou espaços comerciais. E, com infraestrutura inteligente, permite que os usuários selecionem um espaço comercial diretamente ligado à sua área de interesse, possibilitando que encontrem o melhor local no seu próprio ramo de atividade, e ainda, na região e no preço que desejar.