*Por Felipe Criniti
Estamos cada vez mais envolvidos com a facilidade de pedir serviços de delivery, em especial food service. Com o aumento das demandas, uma coisa fica perceptível: este é um setor predominantemente masculino.
O cenário está mudando. Possivelmente em decorrência do aumento do desemprego, as mulheres saíram às ruas e aceleraram no mundo das entregas. De acordo com o Sindicato dos Motoboys de São Paulo, em 2019, as mulheres representavam 1% dos trabalhadores de entrega (em torno de 220 mil mulheres). Em 2020, o percentual triplicou e saltou para 305 mil, o que equivale a 3% do sexo feminino. Ainda é uma representatividade baixa, mas a questão maior é a movimentação do mercado.
Visualmente, é possível notar a presença mais forte das mulheres na entrega, seja de moto ou bicicleta. É uma alternativa para driblar a crise e se manter na ativa. Mas não é apenas nas ruas que a presença feminina é notável. Nas operações e na logística, existe um time feminino significativo lidando tanto com estabelecimentos quanto com entregadores e entregadoras nos “bastidores”.
É admirável ver que as mulheres estão cada vez mais ocupando cargos e setores antes dominados por homens, vencendo os desafios e encarando as adversidades. A sociedade ainda é muito machista, mas observa-se cada vez mais as mulheres ganhando voz e se encorajando para entrar nesses meios. E, quanto mais mulheres em determinado ambiente, mais incentivo a outras se cria.
A diversidade e inclusão são caminhos para um mundo mais igualitário entre todos os gêneros.
*Felipe Criniti da Box Delivery, empresa especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística.
Sobre a Box Delivery
A Box Delivery é uma empresa especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística, no modelo “last mile”. Foi criada em 2016 pelo empresário Felipe Criniti, em Santos. Está presente em 22 estados brasileiros e Distrito Federal, possui mais de 5.000 estabelecimentos comerciais cadastrados. A companhia possui, atualmente, cerca de 90 mil parceiros entregadores e realiza, em média, cerca de 18 mil entregas diárias, ultrapassando 3 milhões desde sua fundação.