Economizar recursos sem perder a qualidade dos serviços é o objetivo da maioria das empresas. Por isso, a MC1 – multinacional brasileira com foco em processos e inteligência de negócios utilizando a mobilidade como plataforma tecnológica – em parceria com um grupo de pesquisa do Instituto de Computação da Unicamp está apostando na Pesquisa de plataforma de mobilidade multi-tenant. O projeto está sendo apresentado durante a UCC 2014 – Conferência Internacional de Utility e Cloud Computing, que acontece entre 8 e 11 de dezembro em Londres (UK).
Trata-se do desenvolvimento de um software para a otimização de uso de serviços de computação em nuvem. A ideia é automatizar as requisições e devoluções de recursos computacionais da nuvem de acordo com a demanda de uma certa hora e dia. A utilização do software possibilita uma redução do valor do serviço para empresas que fornecem soluções em nuvem, aumentando a sua competitividade no mercado.
“Além de trazer maior flexibilidade tecnológica, esse projeto impacta diretamente nos gastos das empresas, tanto nas pequenas, que podem obter um significativo corte nos custos do serviço de Cloud, como nas grandes, que podem simplificar a gestão de grandes quantidades de recursos”, afirma o gerente de desenvolvimento de software da MC1, Kayo Scrocaro Hisatomi.
O professor do Instituto de Computação da Unicamp, Luiz Fernando Bittencourt, é o responsável pela orientação da pesquisa, que ainda conta com a participação de dois alunos. Ele acredita que o software tem potencial para trazer mais vantagens para as empresas: “com o estudo dos algoritmos podemos definir informações ainda mais filtradas sobre a demanda do sistema, o que irá melhorar consideravelmente os resultados e refletir em maior economia no uso da Computação em nuvem”. Luiz irá acompanhar a apresentação da pesquisa durante a UCC 2014 e está animado para o evento: “iremos mostrar um projeto que pode se tornar uma solução prática para as empresas”.