Em um mundo cada vez mais conectado, com turistas e viajantes que acessam aplicativos, redes sociais e informações on line na hora de viajar, estar no ambiente digital passou a ser obrigatório para o turismo brasileiro. E é essa a discussão que o Sebrae vai levar para o principal evento do setor no continente latino-americano, o WTM Latin America 2017 & 47º Encontro Comercial Braztoa, que acontecem de 4 a 6 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo. Em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o Sebrae vai participar do painel Inovações Nossas de Cada Dia, no dia 4, das 16h às 17h15.
Até o fim de 2018, o Sebrae vai investir R$ 55 milhões em aproximadamente 70 projetos de Turismo Inteligente em 19 estados brasileiros. A ideia é possibilitar que os pequenos negócios atendidos pelo projeto estejam imersos em soluções tecnológicas inovadoras e estruturas turísticas diferenciadas que facilitem a interação e integração do visitante antes, durante e depois da viagem, incrementando a qualidade de sua experiência com o destino.
“Turistas conectados que buscam informações on line, mas querem experiências reais nos destinos que visitam, é o perfil do turista que tende a predominar no Brasil e no exterior. Hoje, toda a programação de uma viagem começa e termina com pesquisas na internet. Estar bem posicionado nesse mundo virtual é condição para ser encontrado mais facilmente pelos turistas”, diz a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. Para ela, o turismo brasileiro vai avançar somente a partir de uma convergência de esforços na estruturação de sua base, o que tem sido o foco de atuação do Sebrae.
Durante o debate, ao lado da presidente da Braztoa, Magda Nassar, e convidados do ecossistema de investimento em startups, a gerente adjunta da unidade de Comércio e Serviços do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, vai apresentar o projeto Turismo Inteligente, uma nova abordagem do Sebrae no atendimento a empresas brasileiras do segmento do turismo. Eles também vão falar sobre como as startups podem contribuir para o setor turístico e debater com os empresários os motivos para investirem em novos modelos de negócios.
Um dos objetivos do projeto Turismo Inteligente é aproximar empreendimentos e empresas turísticas com startups e empresas de TI. Para isso, o Sebrae e a Braztoa vão promover ao longo do ano uma competição entre empreendedores digitais com foco na geração de novos modelos de negócios para a cadeia do turismo. Batizado de Desafio de Inovação Turismo Inteligente, a competição entre startups em estágio de validação ou operação, bem como potenciais empresários com ideias inovadoras para o turismo, acontecerá em etapas classificatórias de maio a agosto, com a grande final em setembro na Feira da ABAV, que também ocorrerá em São Paulo. O Desafio será lançado na WTM Latin America 2017 & 47º Encontro Comercial Braztoa e a previsão é abrir as inscrições no dia 10 de abril, no site da Braztoa.