Software de gestão é essencial para sobrevivência de franquia

A mensagem é curta e direta: ter um software de gestão eficiente, hoje em dia, é essencial para o sucesso de qualquer negócio no varejo. Posso falar isso com propriedade, pois eu mesmo já passei por essa experiência.

Em 2006, depois de trabalhar por cinco anos como consultor regional do O Boticário, decidi empreender no franchising com uma franquia do ramo calçadista.

Para minha surpresa, logo no primeiro mês, tive problemas com o software de gestão da marca. Eram frequentes as dificuldades para fechar o caixa, por exemplo, uma tarefa básica de qualquer ferramenta desse tipo. Para piorar, o suporte era péssimo, tanto em relação ao atendimento quanto à qualidade técnica.

Nesse curto período, percebi que perdia muito tempo tentando resolver algo simples. Mas a gota d’água veio quando descobri que, em 26 dias úteis, tive um furto de 26 pares de calçados. Software de gestão com erros de estoque não dá.

Essa experiência, infelizmente, é a realidade de muitas empresas e franqueados no Brasil. O problema de se utilizar um software de gestão ineficiente (ou não contar com um) é a falta de acesso e controle de informações que ajudariam a melhorar a produtividade do negócio e, consequentemente, torná-lo mais rentável.

Veja: estamos falando de um contexto global, em que o uso de tecnologia torna as empresas mais competitivas em seus mercados. Essa é a realidade e não adianta fazer diferente ou fingir que ela não existe. Sua utilização é fundamental!

Por isso, os softwares de gestão são importantes aliados dos varejistas, pois ajudam a reduzir erros de processos, aumentar a produtividade, organizar as demandas, administrar prazos e a melhorar a tomada de decisão do gestor, dentre outras funções.

Na minha experiência, para resolver o problema, tive de desenvolver um software de gestão próprio, que acabou se tornando a ferramenta oficial de toda franquia e também o início de um novo desafio: a fundação da Gestor, empresa que hoje faz parte da Vertical Varejo da Cigam, desenvolvendo soluções em software de gestão nos segmentos de vestuário, calçados, acessórios e cosméticos, em lojas e franquias.

Uma de suas ferramentas é o Cigam Lojas e Franquias, que integra dez produtos de sistemas, oferecendo informações sobre a rotina da loja, vendas, metas, estoque, desempenho, autoatendimento, BI, dashboard, retaguarda mobile, checkout móvel, omnichannel, conciliação bancária e de cartões, código QR, dentre outras.

Atualmente, a solução de varejo/franquias atende marcas como Carmen Steffens, Arezzo, Schultz, Malwee, Morena Rosa, Victor Hugo, Jeunesse. O Cigam Lojas e Franquias está presente em quase 2 mil PDV’s e mais de 30 redes de franquias em todo o Brasil.

*Gustavo Marques Dias é diretor da Vertical Varejo da Cigam e especialista em software de gestão empresarial

Facebook
Twitter
LinkedIn