Startup de saúde melhora gestão com tecnologia de Business Intelligence

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A área da saúde é um dos setores com maior volume de dados. Os desafios na gestão são diversos e crescentes, no entanto, só a tecnologia é capaz de tornar os processos mais dinâmicos e seguros.

O Business Intelligence (BI) se tornou um aliado para a gestão em saúde. Ao armazenar dados de diferentes setores – clínico, financeiro, administrativo –, a inteligência consegue visualizar cenários minuciosos, que auxiliam na hora da tomada das decisões de forma estratégica e assertiva.

Desde fevereiro do ano passado, a Nagis Health, empresa de desenvolvimento de tecnologias e prestação de serviços em saúde, aposta em BI para ganho de performance e celeridade nas entregas.

Para assegurar aos clientes a disponibilidade das informações com maior qualidade e agilidade, a empresa utiliza o SuperBI, ferramenta de BI desenvolvida pela BXBsoft.

A integração do software na empresa foi um processo fácil e rápido. Poucas horas dedicadas exclusivamente para o treinamento foram suficiente para que, em 15 dias, os dashboards já estivessem disponíveis ao cliente.

Leandro Savitraz, gerente de Operações na Nagis Health

“O atendimento às operadoras de planos de saúde era realizado de maneira convencional e obsoleta. Com isso, os relatórios demandavam um tempo maior. Com o módulo de BI integrado, reduzimos consideravelmente o deadline sem perder a qualidade do serviço prestado”, afirma Leandro Savitraz, gerente de Operações na Nagis Health.

Para Leonardo Matt, CEO da BXBsoft, a navegação simples e a usabilidade da ferramenta são alguns dos fatores que garantem o sucesso do SuperBI. “As informações podem ser consultadas em computadores ou smartphone. Isso dá autonomia ao cliente para avaliar os dados em tempo real, de onde e quando quiser”, ressalta.

O software desenvolvido pela  Nagis Health atende duas necessidades. Uma voltada para a gestão de sinistros das operadoras e outra para o custo assistencial dos pacientes. “Os profissionais da área de saúde utilizam o software para lançar protocolo de atendimento, consultas e exames. Até o gasto com o material é registrado”, destaca Leandro.

Os indicadores são personalizados conforme a necessidade do usuário final e apresentados em gráficos e dashboards dinâmicos e intuitivos. Os dados apresentados nos relatórios ajudam a compreender melhor cada empresa e a definir ações com base em informações minuciosas e reais para decisões mais assertivas.

Riscos reais

Entender e atender as demandas gerenciais foram cruciais para a Nagis Health fidelizar seus clientes. “Se não tivéssemos o SuperBI provavelmente não conseguiríamos atender essas demandas de cerca de 60% dos nossos clientes. Era uma demanda expressiva e necessária no momento da pós-implantação da parte operacional do sistema. O BI representa um recurso vital”, finaliza Leandro.

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